loader image
21.10.15 às 11:33

ÚLTIMAS SEMANAS: Edukatu convoca professores para participarem de desafio sobre consumo consciente

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O desafio nacional “A Natureza das Coisas 2015” do Edukatu, rede aberta e gratuita de aprendizagem para o consumo consciente do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, tem o objetivo de estimular professores, alunos e comunidades com o desenvolvimento de projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida dos produtos.

As inscrições estão abertas para qualquer professor de Escola Fundamental I e II em todo o território nacional. Para conferir o regulamento, basta acessar: http://bit.ly/regulamento-edukatu.

Para participar o professor deve apenas inscrever-se na plataforma on-line, cadastrar seus projetos, criar equipes e mobilizar o máximo de alunos e professores de sua escola para realizarem as atividades do “Circuito Natureza”.

Os projetos que ficarem com as três primeiras colocações nestas atividades ganham prêmios – que serão distribuídos entre janeiro e março do ano que vem. O professor que ficar na primeira colocação ganhará uma viagem nacional com direito a um acompanhante e a sua escola receberá uma oficina do Edukatu sobre reaproveitamento de materiais para toda a comunidade escolar.

Os cinco estudantes mais engajados no projeto da equipe vencedora serão premiados com um tablet cada. Já os professores que ficarem em segundo e terceiro lugar receberão respectivamente um tablet e um kit de materiais didáticos.

Para a aluna Emile, 15 anos, da Rede Sesi Bahia, unidade Itapagipe, primeira colocada da edição anterior do desafio , os prêmios ficaram em segundo plano na hora se lançar no desafio. “Quando ele [o professor] nos explicou e a gente começou a fazer o projeto respondendo às perguntas do site para concorrer ao prêmio, eu não fiquei muito focada no prêmio. Fiquei mais focada em aprender e reproduzir e ensinar para as outras pessoas a economizar e reutilizar”, ilustra a estudante.

Quem também não conhecia o site era o aluno Dimitri, 10 anos, do Colégio Cristo Rei, primeiro colocado da edição anterior em Maceió (AL).  Além de achar o Edukatu lúdico e divertido, o estudante acredita que “é um site que incentiva os alunos. Ele brinca com a mente dos alunos de um jeito bom para que nós nos interessemos. Puxa os alunos para ele. É uma coisa boa para nós aprimorarmos o conhecimento”, afirma.

Os dois alunos fizeram parte das equipes vencedoras da edição anterior do desafio, que teve abrangência regional, e suas escolas ganharam uma oficina lúdica relacionada ao tema. Inspirado no engajamento deles é que este desafio nacional busca premiar também estudantes.

O resultado do envolvimento deles e de todo o trabalho coletivo da comunidade escolar nos dois locais sensibilizou mais de 2.500 pessoas. “Trabalhar com o meio ambiente dentro da escola – isso é necessário! A gente tem uma área riquíssima aqui”, comenta a professora Ana Carla Dávila, da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, terceira colocada em Salvador.

Confira o vídeo documentário da premiação regional, com alunos e professores participantes:youtu.be/BOS2vsRIPgse tambémentrevista com a professora classificada em terceiro: youtu.be/erjewDmBVTU

 

Sobre o Edukatu

O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas. A plataforma é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP e da Fundação Cargill, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

 

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas.

 

Sobre a Braskem

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.

 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também