loader image
25.11.16 às 14:28

Última semana: exposição RECICLOS leva arte feita de resíduos descartados para oShopping Pátio Pinda

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Andar tranquilamente no shopping e, ao invés de encontrar o que comprar, é possível aprender a importância de reutilizar, reciclar e reduzir a produção de resíduos na nossa cidade. É essa a surpresa para quem visita o Shopping Pátio Pinda até dia 27 de novembro.

Com entrada gratuita, a exposição #RECICLOS – A ARTE DA REINVENÇÃO apresenta obras de 13 artistas que expõem seus olhares sobre os resíduos e a forma como lidamos com eles no dia a dia. Com curadoria do grafiteiro e ativista Mundano, cada artista convidado trabalhou com um material:

Alexandre Orion– bitucas de cigarro
Banais – canudinhos
Biofa– lixo eletrônico
Bispo – latas de alumínio
Casulo– sucata de automóveis
Ever– papel jornal
Dona Raimunda– óleo de cozinha
Mag Magrela– entulho de construção civil (tijolos e arame)
Rodrigo Machado – resíduos sólidos
Suzue– garrafas de vidro
Thiago Bender– embalagens plásticas
Tubarão dulixo – garrafas PET
Vermelho– papelão

Ao promover a reflexão em torno do que descartamos em nosso dia a dia, a exposição chama a atenção para o tema da produção e do consumo sustentáveis: “Não há vida sem consumo, mas não há consumo sem impactos. Daí a importância de consumir de modo consciente, considerando as consequências das nossas decisões de consumo sobre a vida no planeta e, portanto, sobre cada um de nós. O consumo não é só a compra em si. É preciso refletir sobre a produção, a compra, seu uso e sobre o descarte“, afirma Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu, ONG que trabalha há 15 anos pelo Consumo Consciente.

O conjunto das obras dos 13 artistas também promove a reflexão sobre a urgência de repensarmos os gastos e escolhermos consumir somente o suficiente, gerando menos resíduos, e descartarmos corretamente, beneficiando os catadores das cooperativas de reciclagem e demais profissionais que trabalham na limpeza das cidades. Desta forma é possível refletir o conceito da economia circular, com o planejamento do retorno dos materiais à cadeia de produção, realimentando o processo industrial.

O título #RECICLOS é inspirado no 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dedicado à promoção do “Consumo e produção sustentáveis”. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma agenda lançada pelas Nações Unidas e países signatários com 17 metas e 169 indicadores para, até 2030, reduzir a pobreza, promover a prosperidade global e o avanço social e proteger o meio ambiente. A #RECICLOS – A ARTE DA REINVENÇÃO é realizada pela Rede Educare em parceria com o Instituto Akatu e conta com patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio.

De acordo com Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, a #RECICLOS é mais uma forma de atrair a atenção do público para a importância da reciclagem. “Queremos provocar a reflexão nos visitantes e transmitir, por meio da arte, o conhecimento sobre a sustentabilidade, reforçando o papel de cada um na preservação do meio ambiente.”

“A intenção é que a #RECICLOS seja um projeto contínuo. Entendemos que agir de forma consciente no consumo está ligado à produção de conhecimento e de transformação através da educação. Um dos objetivos da exposição é fazer com que o cidadão recicle o seu olhar a partir das suas práticas cotidianas”, explica Kátia Rocha, diretora da Rede Educare.

Após passar por São Paulo e Pindamonhangaba, a mostra segue, em dezembro, para Salvador (BA).

 

Serviço:

Exposição #RECICLOS – A ARTE DA REINVENÇÃO

Local: Shopping Pátio Pinda

Endereço: Rua Alcides Ramos Nogueira, 650 – Pindamonhangaba/SP

Data: de 10 a 27 de novembro

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 10h às 22h; domingos e feriados das 13h às 20h

Site: www.exporeciclos.com

Valor: Gratuita

Patrocínio: Novelis

Realização: Rede Educare

Parceria: Instituto Akatu

Curadoria: Mundano

 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também