loader image
25.11.16 às 14:34

#RECICLOS provoca reflexão sobre o descarte de resíduos em Salvador (BA)

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

A Rede Educare, em parceria com o Instituto Akatu, apresenta a #RECICLOS – A ARTE DA REINVENÇÃO. Com patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio, a exposição tem entrada gratuita e será aberta ao público no dia 4de dezembro, no Mercado Iaô, em Salvador. A mostra utiliza como matéria-prima latas de alumínio, embalagens plásticas, tijolos, garrafas de vidro, bitucas de cigarro, jornais e lixo eletrônico e traz o olhar de treze artistas sobre os resíduos diariamente descartados nas ruas e aterros, apontando a viabilidade de reúso. A exposição tem a curadoria de Mundano, grafiteiro, ativista e idealizador do Pimp my Carroça, projeto que visa promover a autoestima dos catadores de materiais recicláveis e sensibilizar a sociedade para a causa em questão.

O título #RECICLOS é inspirado no 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dedicado à promoção do “Consumo e produção sustentáveis”. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma agenda lançada pelas Nações Unidas e países signatários com 17 metas e 169 indicadores para, até 2030, reduzir a pobreza, promover a prosperidade global e o avanço social e proteger o meio ambiente.

Ao promover a reflexão em torno do que descartamos em nosso dia a dia, a exibição pretende trazer o tema da produção e consumo sustentáveis para o debate. “Por meio das obras dos artistas da exposição #RECICLOS, as pessoas serão convidadas a refletirem e conhecerem como podem mudar seus hábitos para um consumo mais consciente que leve à diminuição da produção de resíduos. E também a um maior aproveitamento dos recursos, em benefício do bem-estar da sociedade, preservação do meio ambiente e prosperidade econômica”, afirma Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu.

Usando o próprio espaço como parte da reinterpretação artística, a exposição propicia a interação entre o público e os artistas que utilizam materiais descartados como suporte para suas criações, aproximando a arte de questões do cotidiano e contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a maneira como nos relacionamos com o ambiente que nos cerca.

De acordo com Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, a #RECICLOS é mais uma forma de atrair a atenção do público para a importância da reciclagem. “Queremos provocar a reflexão nos visitantes e transmitir, por meio da arte, o conhecimento sobre a sustentabilidade, reforçando o papel de cada um na preservação do meio ambiente.”

Os artistas que participam do projeto são: Suzue, Dona Raimunda, Mag Magrela, Ever, Banais, Biofa, Alexandre Orion, Bispo Catador, Vermelho, Casulo, Tubarão Dulixo, Thiago Bender e Rodrigo Machado.

“A intenção é que a #RECICLOS seja um projeto contínuo. Entendemos que agir de forma consciente no consumo está ligado à produção de conhecimento e de transformação através da educação. Um dos objetivos da exposição é fazer com que o cidadão recicle o seu olhar a partir das suas práticas cotidianas”, explica Kátia Rocha, diretora da Rede Educare.

A exposição, que já passou por São Paulo e Pindamonhangaba, ficará aberta para visitação em Salvador, no bairro da Ribeira, todos os domingos, dias em que o Mercado está aberto, até 12 de fevereiro. São esperadas cerca de quatro mil pessoas por domingo.

Serviço:
Exposição #RECICLOS – A ARTE DA REINVENÇÃO
Local
: Mercado Iaô
Endereço: Praça Conselheiro Nabuco, 33 – Ribeira, Salvador/BA
Data: Aos domingos, de 4 de dezembro a 12 de fevereiro
Horário de funcionamento: das 10h às 19h
Site: www.exporeciclos.com
Valor: Gratuita
Patrocínio: Novelis
Realização: Rede Educare
Parceria: Instituto Akatu
Curadoria: Mundano

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também