loader image
21.09.17 às 16:46

Parceria com secretaria de São Bernardo do Campo (SP) promove discussão sobre resíduos em escolas da região

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Nova parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo (SP) e o Edukatu (www.edukatu.org.br), plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente do Instituto Akatu, incentiva que escolas abordem o consumo consciente e a questão dos resíduos a partir do segundo semestre de 2017.

Cerca de 600 educadores do município foram sensibilizados para o tema e orientados sobre a participação no Percurso Turma que Recicla em agosto. O percurso trabalha com um conjunto gamificado de desafios, com jogos, vídeos e infográficos, que podem ser realizados on-line e off-line e permitem a reflexão sobre o tema dos resíduos. Esse material estimula que estudantes desenvolvam ações para reduzir a quantidade de rejeitos gerados na escola e comunidade e, ainda, avancem na destinação adequada dos materiais recicláveis.

“É possível promover mudanças de comportamento ao Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar o que é consumido, ou seja, utilizando os 4Rs. Ao colocar esses conceitos em prática, professores e alunos são capazes de produzir impactos positivos reais nas comunidades escolares, e o apoio da Secretaria de Educação é essencial para ampliar o alcance dessas ações”, afirma Denise Conselheiro, coordenadora do Edukatu.

As escolas interessadas poderão se inscrever para receber uma oficina realizada pela equipe do Edukatu, na qual os professores terão acesso aos recursos pedagógicos oferecidos, além de conhecer as atividades do Percurso Turma que Recicla.

“Os materiais do Edukatu serão muito úteis para despertar reflexões e ações nas escolas. Mais do que isso, acreditamos que toda a cidade pode ser beneficiada, uma vez que os alunos estimulam mudanças positivas também dentro de casa”, diz Suzana Dechechi, secretária de educação da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

As escolas do município interessadas em receber a oficina podem enviar um e-mail para edukatu@akatu.org.br.

Desafio Turma que Recicla

Para estimular a utilização do Percurso, o Edukatu criou em parceria com a Braskem, maior produtora de resinas das Américas, o Desafio Turma que Recicla, que convida professores e estudantes de todo o País a realizarem atividades pedagógicas com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos gerados na comunidade escolar e descartá-los de maneira adequada. Além de transformarem a realidade da escola, professores podem ganhar prêmios. Tanto as atividades quanto a inscrição podem ser feitas até o encerramento do desafio, previsto para 15 de outubro. Detalhes da campanha (Certificado de Autorização CAIXA nº 3-3509/2016) podem ser vistos no regulamento, disponível no link: www.bit.ly/regulamento-tqr.

Para ter acesso ao conteúdo do Edukatu, basta se cadastrar gratuitamente neste link: www.bit.ly/cadastro-edukatu.

 

Sobre o Edukatu
O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível gratuitamente há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas. A plataforma é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da Sabesp, Unilever Foundation, Grupo Mais Unidos e HP, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação. O projeto também possui parcerias com diversas redes de ensino públicas e privadas.

Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade.

Sobre a Braskem
Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também