loader image
29.06.17 às 12:13

Parceria com secretaria de Santo André (SP) promove discussão sobre resíduos em escolas da região

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Escolas do município de Santo André, em São Paulo, já podem se inscrever para receber oficina sobre consumo consciente e resíduos realizadas pelo Edukatu (www.edukatu.org.br), plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente do Instituto Akatu. Com previsão de ocorrerem até outubro de 2017, essas oficinas são promovidas em parceira com a Secretaria Municipal de Educação de Santo André e visam sensibilizar as comunidades escolares sobre a questão dos resíduos e a importância de sua redução e destinação adequada.

Durante o evento, os professores terão acesso aos recursos pedagógicos oferecidos pelo Edukatu, além de conhecer as atividades do Percurso Turma que Recicla, que trabalha com um conjunto gamificado de desafios, com jogos, vídeos e infográficos, que podem ser realizados on-line e off-line e permitem a reflexão sobre o tema dos resíduos. Esse material estimula que estudantes desenvolvam ações para reduzir a quantidade de rejeitos gerados na escola e comunidade e, ainda, avancem na destinação adequada dos materiais recicláveis.

“Esta parceria é de grande importância para alcançarmos um número bastante expressivo de professores e crianças e assim provocarmos a reflexão em torno dos resíduos gerados diariamente, reforçando o conceito dos 4Rs, que significam Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar tudo o que consumimos, de forma a promover mudanças definitivas de comportamento”, explica Denise Conselheiro, coordenadora do Edukatu. Como ação integrante da parceria entre o Edukatu e a Secretaria, cerca de 60 assistentes pedagógicos e coordenadores educacionais do município já foram sensibilizados para o tema no dia 10 de maio.

“O Instituto Akatu nos oportuniza desenvolver um trabalho com foco no ‘Consumo Consciente’. Sensibilizar a população andreense é promover um incentivo à mudança. O exercício diário é viver em harmonia com o meio ambiente, resultando numa vida mais sustentável. Acreditamos que este projeto possa promover o aluno a multiplicador de mudança de comportamento, na escola e em sua comunidade” Dinah Kojuck Zekcer, secretária de educação da Prefeitura de Santo André.

As escolas municipais de Santo André interessadas em receber a oficina devem enviar um e-mail para edukatu@akatu.org.br.

Desafio Turma que Recicla

Para estimular a utilização do Percurso, o Edukatu criou em parceria com a Braskem, o Desafio Turma que Recicla, que convida professores e estudantes de todo o País a realizarem atividades pedagógicas com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos gerados na comunidade escolar e descartá-los de maneira adequada. Além de transformarem a realidade da escola, professores podem ganhar prêmios. Tanto as atividades quanto a inscrição podem ser feitas até o encerramento do desafio, previsto para 15 de outubro. Detalhes da campanha (Certificado de Autorização CAIXA nº 3-3509/2016) podem ser vistos no regulamento, disponível no link: www.bit.ly/regulamento-tqr.

Para ter acesso ao conteúdo do Edukatu, basta se cadastrar gratuitamente neste link: www.bit.ly/cadastro-edukatu.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também