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11.09.15 às 15:18

Para comemorar: Edukatu completa dois anos alcançando mais de 44 mil pessoas

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Desde o seu lançamento, dois anos atrás, o Edukatu, rede aberta e gratuita de aprendizagem para o consumo consciente promovida pelo Instituto Akatu, impactou mais de 44 mil pessoas. Construir espaços de transformação nos ambientes escolares tem sido o principal empenho da plataforma nesses dois anos. Dessas pessoas impactadas 17 mil são professores e alunos participantes da rede, em mais de 1.870 escolas em todos os estados do país.

O primeiro da lista é o estado de São Paulo, com 515 escolas, seguido de Alagoas, com 173 escolas, e Bahia, com 167. O número de universidades, ONGS, secretarias e outros participantes que apoiaram a rede com a auxílio na mobilização da comunidade é de 633.

O engajamento tem se tornado crescente. Comparado ao ano passado, o número de pessoas engajadas até este mês ultrapassou o número total de 2014 em mais de 700 participantes. Outro dado importante é como os projetos implementados apresentaram um aumento na participação comunitária, sensibilizando, no total, 27.367 pessoas da comunidade, com 16.695 projetos e 10.672 campanhas para a sustentabilidade e o consumo consciente. Isso mostra a importância que as escolas estão dando para a inclusão desses temas no dia a dia do ensino e da aprendizagem.

Para alcançar esses resultados, a rede contou com o apoio de secretarias públicas e empresas privadas. São elas: Braskem – parceira desde o início do projeto –, HP, Fundação Cargill, KPMG, Mais Unidos, Costa Brava, Aoka tours e Google Adwords. Como parceiras de mobilização, o Edukatu contou com a Prefeitura de Salvador (BA), Prefeitura de Vila Velha (ES), Governo do Estado de Roraima, Secretaria de Educação de Belo Horizonte (MG) DRE Capela do Socorro (SP), DRE Jaçanã/Tremembé (SP), DRE Campo Limpo (SP), além de ter o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.
Protagonismo de estudantes como prioridade
De forma lúdica, divertida e interativa, a rede continua a estimular o protagonismo e a cidadania de estudantes para o consumo consciente e, para isso, está em constante mudança para dar destaque para o conteúdo produzido por seus usuários, a maioria de estudantes e professores.

Dentro da rede é possível ver o uso de diferentes linguagens: desde de vídeos feitos com smartphones dos próprios alunos até rascunhos de atividades com reflexões sobre temas relacionados à sustentabilidade: como uso consciente da água, aquecimento global, mobilidade urbana, resíduos e alimentação saudável. Isso mostra o processo de criação de cada aluno ou grupo antes da execução de um projeto, por exemplo. Estas produções também ganham uma esfera pública, a partir do momento em que o resultado de cada estudante é compartilhado com toda a rede e alcança a comunidade a seu redor.

Outro destaque é a estrutura da plataforma: completamente gamificada, com elementos e mecânicas dos jogos em seu contexto, a rede incorpora o aprendizado no ambiente online, motivando engajamento, reflexões e fazendo com que as atitudes relacionadas ao consumo sejam repensadas levando em consideração as características e principais desafios das comunidades onde os alunos e professores estão inseridos.

Silvia Sá, gerente de educação do Instituto Akatu, lembra que a gamificação é uma das tendências da educação inovadora. “É divertido aprender brincando e isso estimula muito mais os alunos a alcançar objetivos. No Edukatu, a gamificação favorece a colaboração no processo de ensino aprendizagem por acreditarmos que sem ela não é possível educar para estilos de vida mais sustentáveis” conclui Silvia.

Desafio premiará professores, alunos e escolas de todo o País
Até o dia 30 de outubro, qualquer professor pode inscrever projetos autorais relacionados ao consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida dos produtos no desafio nacional A Natureza das Coisas 2015.

A ideia do desafio é mobilizar equipes de professores e alunos, de escolas públicas e particulares, a criarem projetos e articularem-se na formação de uma atividade coletiva de mobilização de sua comunidade.

Nesta edição, além dos professores serem premiados com uma viagem com acompanhante e tablets, alunos da equipe com a primeira colocação também ganharão tablets. E ainda, a escola do primeiro colocado recebe uma oficina.

Informações e instruções do desafio podem ser acessadas em: bit.ly/desafio-edukatu-2015

Sobre o Edukatu
O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas. A plataforma é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP e da Fundação Cargill, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas.

Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.

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