loader image
04.05.17 às 16:07

Professores de Suzano (SP) participam de oficina sobre redução e destinação correta de resíduos

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Em 06 de maio, cerca de 60 professores da cidade de Suzano (SP) participarão de uma oficina sobre consumo consciente, redução e destinação correta de resíduos, realizada pelo Edukatu (www.edukatu.org.br), plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente do Instituto Akatu, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Suzano. A oficina será realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Campus Suzano), das 8h às 12h.

Durante o evento, os professores conhecerão o Edukatu e seus recursos pedagógicos, além de vivenciar na prática algumas atividades do Percurso Turma que Recicla, que trabalha com um conjunto gamificado de desafios, com jogos, vídeos e infográficos, que podem ser realizados on-line e off-line e permitem a reflexão sobre o tema dos resíduos. Esse material estimula que estudantes criem ações e projetos para reduzir a quantidade de rejeitos gerados na escola e comunidade e, ainda, avancem na destinação adequada dos materiais recicláveis.

Caso haja interesse, estamos à disposição para agendar entrevistas e o registro dos jornalistas durante a realização da Oficina:

Serviço
Oficina sobre Consumo Consciente e resíduos sólidos
Quando: 06/05/2017, a partir das 8h
Onde: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Suzano
Endereço: Av. Mogi das Cruzes, 1501, Parque Suzano – Suzano – SP

Trabalhar nas escolas a questão da geração e descarte de resíduos é fundamental. Hoje, mais de 40% dos resíduos coletados seguem para lugares inadequados, o que pode contaminar o solo e a água. Além disso, já se estimou que esse descarte pode desperdiçar o equivalente a R$ 8 bilhões, por ano, de materiais que poderiam virar matéria-prima ou energia.

“Com a parceria, esperamos ampliar a discussão sobre os resíduos nas escolas e reforçar o conceito dos 4Rs, que significam Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar tudo o que consumimos, de forma a promover mudanças definitivas de comportamento. Resíduo bom é o resíduo não gerado”, explica Denise Conselheiro, coordenadora do Edukatu.

“A Secretaria Municipal de Educação de Suzano tem como prioridade minimizar os impactos no meio ambiente. Sendo assim, promove ações continuadas de incentivo à conscientização ambiental, buscando parcerias como esta com o Instituto Akatu. Colocar em discussão a reciclagem, com esse projeto, favorece o desenvolvimento de ações que estimulem o protagonismo infantil em nossas escolas, e também a atuação e intervenções na comunidade escolar em prol dessa temática”, afirma Nazih Youssef Franciss, Secretário Municipal de Educação de Suzano.

Desafio Turma que Recicla

Para estimular a utilização do Percurso, o Edukatu criou o Desafio Turma que Recicla, que convida professores e estudantes de todo o País para realizarem atividades pedagógicas com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos gerados na comunidade escolar e descartá-los de maneira adequada. Além de transformarem a realidade da escola, professores podem ganhar prêmios. Tanto as atividades quanto a inscrição podem ser feitas até o encerramento do desafio, previsto para 15 de outubro. Detalhes da campanha (Certificado de Autorização CAIXA nº 3-3509/2016) podem ser vistos no regulamento, disponível no link: www.bit.ly/regulamento-tqr.

Para ter acesso ao conteúdo do Edukatu, basta se cadastrar gratuitamente neste link: www.bit.ly/cadastro-edukatu.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também