loader image
18.03.16 às 12:16

Escola ganhadora de desafio do Edukatu recebe oficina e prêmios

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Não esperava ganhar o desafio. Nossa ideia era participar e fazer o melhor, sempre de uma forma coletiva. Vale dizer também que toda a escola participou. O prêmio é de todos! Além dos alunos, professores também se uniram”, afirma a professora de informática educativa Maria Ester Nascimento, que há 1 ano começou a utilizar em sala de aula o Edukatu, rede gratuita e aberta de aprendizagem do Instituto Akatu em parceria com a Braskem.

Sua escola, a E.M.E.F. Octávio Pereira Lopes, no bairro Guapira, na cidade de São Paulo,foi a vencedora do desafio “A Natureza das Coisas 2015”com a equipe “Sensibilizando olhares: eu e o ambiente”e recebeu em 14/03, a visita da equipe do Edukatu, que promoveu oficinas sobre reaproveitamento de materiais para mais de 150 alunos. As oficinas estimularam o protagonismo e a criação coletiva de estudantes. Com a entrega de materiais recicláveis, estudantes foram estimulados a criar, em grupo, brinquedos e, em seguida, trocar com o grupo ao lado. “Foi muito importante trazer o estímulo à organização e ao planejamento, criar juntos e de vermos que juntos somos fortes! E isso são valores para a vida toda”, afirma a professora Maria Ester.

Reconhecida pelo seu trabalho, a professora ganhou uma viagem para Itacaré (BA). Já os cinco estudantes mais engajados da equipe receberam um tablet cada. Reconhecer oengajamento desses estudantes também fez parte do desafio que, para Maria Ester, tem o trabalho coletivo como um dos principais pilares. “Foi muito bom para os alunos perceberem que não existem tantos obstáculos como eles pensavam para vencermos. Quando falei do desafio, muitos achavam que não seriam capazes de ganhar. Diziam que era muita gente, já que escolas do Brasil todo poderiam se inscrever. Diziam também ‘A gente nunca ganha nada.’ E ganhamos! Sem pressa, fomos fazendo aos poucos e começamos usando a rede de forma offline, por conta do acesso restrito à internet e computadores para todos.”

“Mais de dez mil pessoas foram alcançadas pelas atividades do desafio por todo o País. A equipe vencedora detectou que a a geração e o descarte incorreto de lixo em sua comunidade era um problema e, com o Edukatu como ferramenta, sensibilizou e mobilizou a escola e as pessoas do entorno para buscar soluções conjuntas, com resultados muito importantes”, comenta Silvia Sá, gerente de educação do Instituto Akatu.

A equipe vencedora trabalhou temas como aconscientização do recolhimento e destinação correta dos resíduos em parceria com uma ONG, a reutilização de materiais e ainda recriou fábulas, que foram ressignificadascom questões sobre consumo consciente. Assista uma delas aqui.

Sobre o Edukatu

O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas. A plataforma é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP, Fundação Cargill, Costa Brava, KPMG e Grupo Mais Unidos, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas.

Sobre a Braskem

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também