loader image
08.09.16 às 15:23

Elektro e Instituto Akatu realizam oficinas gratuitas para educadores de Francisco Morato (SP)

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Na próxima sexta-feira, dia 9 de setembro, mediadores e professores de Francisco Morato e cidades da região participarão da oficina “Educar para o Consumo Consciente de Energia”, que tem como objetivo estimular mudanças de hábito de consumo e promover a redução do desperdício de eletricidade em toda a comunidade escolar. Esta oficina é fruto da parceria com a Diretoria de Ensino de Caieiras, que também atende ao município.

O evento acontece na Faculdade de Tecnologia de Francisco Morato, localizada na Vila Espanola, onde uma equipe pedagógica conversará com professores sobre as melhores formas para levar o tema para a sala de aula. Esta iniciativa é parte do Projeto Prioritário de Eficiência Energética da Elektro, que convidou o Instituto Akatu para agregar sua expertise às ações. “Na Elektro, promovemos a Sustentabilidade por meio da educação e da conscientização sobre o uso eficiente dos recursos. Esta é a energia que nos estimula e motiva a fazer sempre mais”, afirma Heron Fontana, gerente de P&D e Eficiência Energética da Elektro.

Na oficina, os professores receberão dicas sobre como reduzir o desperdício apresentadas pela equipe do Edukatu (www.edukatu.org.br), plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade do Instituto Akatu. “Nosso objetivo é ressaltar a importância da energia elétrica para nossa sociedade, mostrando como ela é produzida, quais as formas mais sustentáveis de geração e como podemos mudar pequenos hábitos para que ela seja usada de forma consciente”, explica Marilda Rahal, gestora do projeto.

Francisco Morato foi uma das dez cidades escolhidas para receber a oficina e outras atividades que acontecem dentro da área de concessão da Elektro e fazem parte doPrograma de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica. O projeto consiste na mobilização de escolas e também de comunidades, por meio de associações e demais entidades da sociedade civil organizada, além de realizar a formação de colaboradores da distribuidora para o consumo consciente de energia elétrica. São diferentes perfis e públicos e ações conjuntas entre empresas, governos e sociedade civil para o consumo consciente e uma educação sustentável.

Com atividades criadas exclusivamente para comunidades e escolas, de acordo com o público e demandas de cada região, o projeto, que agora passa por Francisco Morato, já esteve em Itanhaém, Guarujá, Rio Claro, Registro, Votuporanga, Andradina, Limeira, Três Lagoas e Tatuí.

Em outra fase do projeto, professores de todas as cidades serão estimulados a criarem e desenvolverem juntos com seus alunos um projeto sobre o tema com o auxílio do Edukatu. Ao final, serão premiados os melhores projetos escolares.

Serviço
Oficinas “Educar para o Consumo Consciente de Energia”
Local
: FFRAMO – Faculdade de Tecnologia de Francisco Morato
Endereço: Rua dos Cravos, 560 – Vila Espanhola (Belém Capela)
Data: 9 de setembro
Horário: das 14h às 17h

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também