Edukatu premia escola de São Bernardo do Campo pelo melhor projeto sobre gestão de resíduos

Projeto da escola conseguiu reduzir o desperdício de alimentos pela metade e envolver boa parte da comunidade escolar em suas atividades

São Paulo, 29 de maio de 2018 – O Edukatu, rede de aprendizagem para o consumo consciente, tem o prazer de anunciar oficialmente os resultados do “Desafio Turma que Recicla”, iniciativa desenvolvida em parceria com a Braskem, que teve por objetivo incentivar as escolas desenvolverem projetos que abordem a geração e o descarte de resíduos, por meio da aplicação dos conceitos de Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar (os 4Rs) tudo o que consumimos. Esta edição do Desafio contou com a participação direta de mais de 200 professores e 3.600 estudantes, que juntos envolveram ainda outras 9.100 pessoas em suas comunidades escolares

A vencedora foi a equipe da professora Fernanda Silvério Raimundo, da E.M.E.B. Marcos Rogério da Rosa, de São Bernardo do Campo (SP), que realizou o projeto “Sustentabilidade no Mundo – Consumo Consciente”. Como reconhecimento, a professora ganhou uma viagem para conhecer o Parque Inhotim, em Brumadinho (MG), e a escola recebeu uma oficina do Edukatu sobre reaproveitamento de materiais para toda a comunidade escolar. A experiência da escola foi registrada em uma videorreportagem, em que a professora dá um depoimento pessoal sobre seu envolvimento com o projeto – veja mais em http://bit.ly/video_TQR.

“Foi muito enriquecedor participar do desafio. Reduzimos pela metade o desperdício da alimentação aqui na escola e os resíduos orgânicos foram reaproveitados em muitas receitas diferentes”, enfatiza a professora Fernanda. O projeto teve como principal proposta repensar a relação do ser humano com o ambiente por meio de atividades como a feira de trocas de brinquedos, a experimentação de receitas de uso integral de alimentos e a conscientização para a separação dos resíduos para toda a escola. “Conseguimos desenvolver as competências de aprendizagem com os alunos atrelando todas as atividades propostas ao cuidado com o meio ambiente”, completa a vencedora.

Outro destaque foram as histórias em quadrinhos sobre os 4Rs – Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, criadas pelos estudantes em uma das atividades do percurso. Ainda segundo Fernanda, foi possível envolver os alunos também com a realização de uma passeata e uma cerimônia na qual receberam certificados de agentes sustentáveis.

Trabalhar a questão da geração e descarte de resíduos nas escolas é fundamental para promover uma mudança efetiva de cenário. Hoje, mais de 40% dos resíduos coletados seguem para lugares inadequados, o que pode contaminar o solo e a água. Além disso, já se estimou que esse descarte pode desperdiçar o equivalente a R$ 8 bilhões, por ano, de materiais que poderiam virar matéria-prima ou energia.

Sobre o Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade.

Sobre o Edukatu

O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível gratuitamente há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas. Desde 2013, o Edukatu já soma mais de 200 mil pessoas impactadas e comemora os mais de 30 mil alunos, 8 mil professores e 3 mil escolas cadastrados em sua base, em todo o Brasil.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e receita líquida de R$ 50 bilhões em 2017. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Informações para imprensa:

In Press Porter Novelli

Melissa Adamo

Tel.: 55.11. 3323-1549

melissa.adamo@inpresspni.com.br

 

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: