loader image
05.07.16 às 16:22

Edukatu lança animação que estimula o combate ao desperdício de alimentos

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Em todo o mundo, o desperdício de alimentos é um tema que merece muita atenção. Esse desperdício acontece em todo o ciclo do alimento, da produção até nas nossas casas. Essa é uma das reflexões propostas pela nova animação do Edukatu (www.edukatu.org.br), plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente, que relata de forma lúdica e simples o ciclo de desperdício dos alimentos e dá ótimas dicas para enfrentarmos esse grave problema.

Assista aqui: http://bit.ly/videodespalimentos

Só no Brasil, um terço dos alimentos é desperdiçado. Isso acontece na colheita, no armazenamento, no transporte e no consumo. Isso significa que desperdiçamos água, sementes, trabalho, energia elétrica, combustíveis, dinheiro, entre outros recursos.

Os números do desperdício são impressionantes, mas pequenas mudanças de nossos hábitos podem mudar essa realidade. Em casa, no seu bairro ou na escola é sempre lugar de refletir sobre o assunto. No Edukatu, por exemplo, o percurso “Comer, Dividir e Brincar”trata do tema com games, atividades, textos de apoio e planos de aula. “Falar de alimentação na escola é muito importante para o desenvolvimento de hábitos saudáveis, conscientizando estudantes sobre os benefícios de uma boa alimentação, uma melhor qualidade de vida e a prevenção de algumas doenças”, afirma a professora cadastrada no Edukatu, Luciene Oliveira.

Dicas para reduzir o desperdício:

_Controle a data de validade e o vencimento dos alimentos, incluindo carnes, verduras, legumes e frutas. Você pode reutilizar a lista de compras e incluir essas informações antes de guardar os alimentos no armário.

_Planeje o cardápio semanal e compre a quantidade necessária para o preparo. É menos desperdício e mais economia para o seu bolso.

_Compre produtos que são concentrados, eles rendem mais. E, ainda, são mais baratos, pois usam menos embalagens.

_Dê preferência a frutas, verduras e legumes da época e aos produzidos perto da sua casa. Essas escolhas diminuem o tempo de transporte e seus impactos e o alimento dura mais tempo.

_Utilize alimentos integralmente. Ou seja, inclua sementes, talos, folhas e cascas nas receitas.

_Reutilize sobras de alimentos para preparar outras receitas. O que sobrou do arroz e do feijão pode se transformar em um hambúrguer delicioso e a polpa do leite de coco pode ser uma saudável opção para a cobertura e o recheio de doces. Veja a receita aqui: bit.ly/leite_coco

_Conserve corretamente os alimentos. Para durarem mais, você pode congelar separando-os em pequenas porções, equivalentes ao consumo de uma refeição.

_Vá sempre ao mercado bem alimentado! Para fazer escolhas conscientes de acordo com as suas necessidades e não com a sua fome naquele momento.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também