loader image
26.09.16 às 11:29

Edukatu e Unilever Foundation unem-se para mudar hábitos relacionados a higiene e consumo consciente

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Transformar comportamentos relacionados a higiene e consumo consciente de forma lúdica e divertida. Este é o objetivo do novo projeto do Edukatu, rede de aprendizagem para o consumo consciente do Instituto Akatu, desenvolvido com o apoio da Unilever.

Uma das principais ações previstas nessa parceria é o lançamento de um novo percurso dentro da plataforma online do Edukatu (www.edukatu.org.br), chamado de Higiene na Palma da Mão, com roteiros de atividades educativas e lúdicas de reflexão e prática sobre a temática. As atividades abordam temas como mortalidade infantil, saúde preventiva, impactos individuais e coletivos dos hábitos de higiene, prevenção de doenças e diminuição da evasão escolar, saneamento básico, hábitos culturais e, principalmente, a lavagem de mãos.

A inspiração para focar a iniciativa neste hábito está baseada em dados do UNICEF, os quais revelam que lavar as mãos com água e sabonete, nos momentos chave do dia, pode reduzir em 44% os casos de doenças diarreicas e quase em 25% os casos de infecções respiratórias. “A lavagem frequente das mãos das crianças, em diversos momentos do dia a dia, é uma prática importante para auxiliar na prevenção de doenças causadas por germes e bactérias. Esta mudança de hábito, além de trazer benefícios individuais, ajuda na construção de uma cultura de prevenção nas comunidades, essencial para uma sociedade de bem-estar e para estilos mais sustentáveis de vida”, destaca Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu.

Para registrar essa modificação de hábitos e seus avanços, professoras, professores e estudantes poderão compartilhar suas experiências por meio da plataforma do Edukatu e mobilizar outras pessoas para fazer o mesmo por meio de um game online, o Germ Kombat (www.edukatu.org.br/germkombat), construído para reforçar a importância da lavagem de mãos e da repetição para que novas atitudes sejam incorporadas como hábitos. Para as pessoas com acesso restrito a aplicativos e à internet, um álbum de figurinhas possibilitará a aplicação da mesma metodologia.

O apoio da Unilever ao Edukatu se insere no contexto do Plano Global de Sustentabilidade da empresa, que tem como uma de suas metas ajudar as pessoas a adotarem simples hábitos de higiene em suas rotinas para melhorar sua saúde e bem-estar. As ações realizadas já ajudaram a conscientizar mais de 183 milhões de pessoas no mundo sobre como pequenos atos, como lavar as mãos com sabonete, podem fazer diferença em suas vidas.

“Acreditamos na importância de fazer a diferença no dia a dia das pessoas, de forma prática e acessível. Este ano, lançamos o Higiene na Palma da Mão junto com o Instituto Akatu, por meio do qual vamos impactar milhares de crianças com a mensagem de importância de lavagem das mãos com água e sabonete na prevenção de germes, que podem causar doenças. Nossa missão é conscientizar o maior número de pessoas sobre esse hábito tão simples e importante, e assim, aumentar o bem-estar da sociedade”, explica Viviane Ramos, gerente de marketing de Lifebuoy.

Além do novo percurso, o projeto contará ainda com uma premiação e uma mobilização presencial nas escolas da cidade de São Paulo, em que a equipe do Edukatu visitará professores e alunos para dialogar, de forma lúdica, sobre seus hábitos e como mudar rumo a um estilo mais sustentável de vida.

A partir dessa ação, Unilever une-se à rede Edukatu, que promove a educação para o consumo consciente, junto com a Braskem, parceira do Edukatu, Elektro, Fundação Cargill, Sabesp, Costa Brava, KPMG, Grupo Mais Unidos e HP, apoiadores da rede, e os apoiadores institucionais, Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Educação.

Para ter acesso a todo o conteúdo da rede, basta apenas se inscrever na plataforma on-line do Edukatu.

É rápido, fácil e gratuito! Acesse: bit.ly/cadastro-edukatu

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também