loader image
24.09.15 às 15:50

Edukatu convida professores de Belém para participar de sensibilização para o consumo consciente

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Edukatu, rede aberta e gratuita de aprendizagem para o consumo consciente promovida pelo Instituto Akatu, chega com o projeto Edukatu Mobiliza em Belém (PA), em parceria com a ONG Noolhar, realizando oficinas criadas especialmente para professores da região, patrocinadas pelo Grupo Mais Unidos.

A rede, que já impactou cerca de 44,5 mil pessoas em mais de 1.870 escolas em todos os estados do País junta-se agora com a ONG Noolhar, que atua com a mobilização de escolas para a sustentabilidade e a cidadania, e pretende sensibilizar professores do Ensino Fundamental I e II da região para participar das atividades da plataforma.  Podem participar das atividades, professores das redes pública e privada.

Para Silvia Sá, Gerente de Educação do Instituto Akatu, as oficinas serão um processo riquíssimo de troca de experiências para a rede. “O Edukatu tem muito a construir com a comunidade escolar de Belém. Queremos fazer a rede cada vez mais forte unindo professores e alunos de todos os cantos do País. Especialmente para esta edição do Edukatu Mobiliza queremos construir conhecimento e trabalhar atividades sobre as relações entre o consumo consciente e a preservação da biodiversidade. Além disso, estar em contato presencial e pela rede com quem faz a educação acontecer contribui para que o consumo consciente e a sustentabilidade sejam fortalecidos por diferentes olhares”, afirma.

“Estamos mobilizando os professores para que participem! É fundamental esse tipo de atividade. Acredito que só mudamos hábitos relacionados àquilo que conhecemos. As oficinas são importantes para aproximar a teoria da prática, de como pode ser feito este trabalho em sala de aula. Com as atividades, o professor tem este auxílio pedagógico de como fazer isso dentro da escola”, conta Patrícia Gonçalves, coordenadora de campanhas da ONG Noolhar.

As oficinas serão realizadas nos dias 6 e 7 de outubro em dois períodos, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. No dia 8 de outubro, das 8h às 11h30. Todas as atividades serão realizadas no Jardim Botânico da Amazônia Bosque Rodrigues Alves, que fica na Avenida Almirante Barroso, 2.453, no bairro Marco, em Belém (PA).

As inscrições podem ser feitas neste link.

A atividade conta com apoio de divulgação da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (SEMMA) e da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC).

Sobre o Edukatu
O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas. A plataforma é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP e da Fundação Cargill, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas.

Sobre o Mais Unidos
Parceria entre a Missão Diplomática dos Estados Unidos e empresas americanas estabelecidas no Brasil, coordenada pela USAID. Criado em 2006, o Grupo tem como principais objetivos: promover iniciativas conjuntas e beneficiar a sociedade brasileira por meio de projetos ambientais e de desenvolvimento socioeconômico; estimular a troca de experiências e boas práticas em responsabilidade social corporativa; dar visibilidade aos investimentos de responsabilidade social das instituições participantes. Mais informações sobre o Grupo Mais Unidos estão disponíveis em www.maisunidos.org.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também