loader image
18.04.16 às 15:44

Dia Nacional do Livro Infantil (18/04): Akatu reforça importância do ensino da sustentabilidade

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril, dia do nascimento de Monteiro Lobato, um dos mais importantes escritores da literatura infanto-juvenil de nosso país. Aproveitando a data, o Instituto Akatu, por meio do Edukatu, plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade, reforça a importância de os professores incentivarem nas crianças e adolescentes a leitura de livros de consumo consciente e sustentabilidade.

Muitos dos hábitos, conceitos e ideias que aprendemos durante a infância são levados para a fase adulta. “O consumo consciente, a preservação ambiental e a sustentabilidade são conceitos que devem ser trabalhados logo cedo com nossas crianças. Além dos conceitos, os mais novos costumam se espelhar no que fazem os adultos. Por isso, é fundamental que pais e professores, principalmente, deem bons exemplos diariamente. Afinal, valores devem ser partilhados e construídos juntos”, explica Silvia Sá, gerente de educação do Instituto Akatu.

Pensando em dar uma ajuda para professores, educadores, e até mesmo para os pais que querem inserir o tema do consumo consciente e sustentabilidade na educação dos pequenos, o Instituto Akatu selecionou uma lista com 10 livros infantis que podem ser muito úteis nesse momento:

– O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
– O sonho de Lu Shzu, de Ricardo Gómez (Editora Mov Palavras)
– Uma festa de cores, de Ronaldo Fraga e ilustração de Anna Göbel (Autêntica Editora)
– Contos da natureza, de Dawn Casey (WMF Martins Fontes)
– As Cores dos Pássaros, de Lucia Hiratsuka (Editora Rovelle)
– Água para todo lado, de Rosana Jatobá (Grupo Plano B)
– Será que eu compro?, de Rosana Jatobá (Grupo Plano B)
– O homem que amava caixas, de Stephen Michael King (Brinque Book)
– Lolo Barnabé, de Eva Furnari (Editora Moderna)
– João – o menino mais rico do mundo, de Francisco Abreu (Editora Terceiro Nome)

Além dos livros, que são ótima ferramenta de educação, os professores e educadores podem complementar o processo educacional com as muitas atividades e recursos oferecidos pelo Edukatu. O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil.

No espaço virtual disponível há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas.

O Edukatu é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da Fundação Cargill, Sabesp, Costa Brava, Grupo Mais Unidos, KPMG e HP, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também