loader image
13.10.15 às 9:18

Dia do Consumo Consciente e Dia da Alimentação podem ser comemorados juntos!

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

A professora Angeliete Moraes costuma usar o Edukatu, rede aberta e gratuita de aprendizagem para o consumo consciente promovida pelo Instituto Akatu em parceria com a Braskem, em sala de aula aplicando os textos de apoio, atividades, vídeos e ainda as ferramentas da rede para comunicar-se com seus alunos da E.M.E.F. Professor Levy de Azevedo Sodré, DRE Campo Limpo, na cidade de São Paulo.  Esses conteúdos podem ser utilizados para trabalhar o Dia do Consumo Consciente (15/10) e o Dia Mundial da Alimentação (16/10).

Inspirada na rede e com a proposta de continuar falando sobre consumo consciente e alimentação, temas bastante abordados na plataforma, ela criou um projeto colaborativo junto com outras professoras. “Temos trabalhado estes temas aqui na escola muito intensamente com produção de apresentações por alunos do 9º ano destinadas a mostrar aos alunos de 1º a 3º anos como é importante comer legumes, por exemplo”, conta.

Produzido pelos próprios alunos, os materiais abordam a alimentação saudável, a importância dela para o corpo, o uso integral de alimentos e ainda mostram as diversas formas que alimentos podem ser utilizados. Tudo de uma forma bem divertida!

Um destes materiais ganhou o título de “Como a beterraba é legal!” e conta como este alimento deixa a pele mais bonita e ainda pode ser usado para fazer sucos ou mesmo um pudim.

Já outro projeto se chama “Abobrinha gostosinha” e conta que “Logo depois de comer abobrinha, você poderá brincar sossegado! Você não ficará gripado. E terá mais energia para ficar com seus amiguinhos. A abobrinha é super saborosa!”.

E, para falar da cenoura, estudantes optaram por contar sobre as suas vitaminas: “Cenoura faz bem para a visão, para a pele, tem vitaminas A, C, B2 e B3 e evita danos nos dentes”. Outros alimentos que também foram pesquisados para o projeto são: repolho, alface, pepino, pimentão e brócolis.

O Edukatu disponibiliza gratuitamente uma série de materiais para abordar o tema na escola, desenvolvidos com o apoio da Fundação Cargill e concentrados no percurso Comer, Dividir e Brincar, que trata do consumo consciente de alimentos. Confira alguns materiais deles:

•    Plano de aula “Comer e aprender” traz dicas para promover o debate sobre alimentação saudável na sala de aula. bit.ly/comer-e-aprender
•    Plano de aula “Tempero e arte” apresenta atividades lúdicas e divertidas para refletir sobre o assunto. bit.ly/tempero-arte
•    Cartilha traz receitas deliciosas para diminuir o desperdício. bit.ly/aproveitamento-integral
•    Infográfico sobre os hábitos alimentares de brasileiros também pode auxiliar professores neste debate. bit.ly/infografico-comida
•    Perguntas e respostas sobre agricultura orgânica também pode ser um ótimo material para tirar dúvidas em sala de aula. bit.ly/agricultura-orgânica

Sobre o Edukatu
O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas. A plataforma é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP e da Fundação Cargill, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas.

Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.

CDN Comunicação Corporativa:
Assessoria de Imprensa do Instituto Akatu:
Pamela Lopes – pamela.lopes@cdn.com.br – (11) 3643-2704
Erick Paytl – erick.paytl@cdn.com.br – (11) 3643-2919
Rubem Dario – rubem.dario@cdn.com.br – (11) 3643-2824

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também