loader image
19.08.16 às 10:54

Dia da Sobrecarga da Terra é 8 de agosto em 2016

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

8 de agosto de 2016 é o Dia de Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day, em inglês), data que marca o dia em que a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de produzir ao longo do ano. Isso significa que o consumo global recorde fez chegar mais cedo o início do “saldo negativo” da capacidade da Terra se recuperar. Comparado com anos anteriores, em 2016, essa sobrecarga ocorre mais cedo – em 2015, a data foi 13 de agosto. Considerado um termômetro para acompanhar a degradação do meio ambiente ao longo do tempo, o Dia da Sobrecarga passou a ser calculado no ano 2000.

Overshoot Day

O cálculo para chegar ao Dia da Sobrecarga da Terra é complicado, mas a explicação é simples. Feita pela Global Footprint Network seguindo o conceito de “pegada ambiental”, a ONG usa dados da ONU, da Agência Internacional de Energia e da Organização Mundial do Comércio (OMC), além de dados governamentais dos próprios países. As demandas de consumo global, a eficiência na produção de bens e o tamanho da população, então, são contrapostos à capacidade da natureza de prover recursos e “reciclar” resíduos organicamente.

Hoje, a conclusão é de que a humanidade precisa de 1,6 planeta Terra para atender suas demandas. Algumas consequências dessa super exploração dos recursos naturais é o acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera, a erosão do solo, o desmatamento das florestas, a sobrepesca, a diminuição da biodiversidade e as mudanças climáticas. Assim, se nada mudar no comportamento de consumo humano, a projeção é de que precisaremos de duas Terras antes de 2050.

Calculado desde 2000, desde então, a sobrecarga dobrou, e a data acontece mais cedo a cada ano, com exceções apenas entre 2007 e 2008 (de 30/08 para 01/09) e 2008 e 2009 (de 01/09 para 06/09). No primeiro ano da medição, o esgotamento dos recursos naturais do planeta aconteceu em 04 de outubro, quase dois meses mais tarde do que a data determinada para 2016. Também foram feitos cálculos retroativos desde 1961, concluindo que o primeiro ano de Sobrecarga da Terra aconteceu em 1970, quando a data caiu no dia 23 de dezembro.

Mudanças de atitude são fundamentais

Por outro lado, estima-se que a data poderia ser “empurrada” para a segunda quinzena de setembro caso até 2030 as emissões de carbono sejam reduzidas em ao menos 30% abaixo dos níveis, resultado pretendido pelo Acordo de Paris estabelecido na Conferência do Clima das Nações Unidas em dezembro (COP 21).

“Somente com a implantação bem sucedida de novas mentalidades de consumo e produção essa meta poderá ser alcançada. Do ponto de vista individual, atitudes como a diminuição do consumo em excesso e com desperdício de energia elétrica, de carne e transportes movidos a combustíveis fósseis são algumas das principais maneiras de colaborar, lado a lado com os compromissos de governos e empresas no combate ao desmatamento e recuperação de áreas degradadas no planeta”, explica Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também