loader image
11.04.18 às 16:36

Desafio 2030 premia escolas com projetos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

São Paulo, 10 de abril de 2018 – Estão abertas as inscrições para a segunda edição do “Desafio 2030 – Escolas transformando nosso mundo”. Todas as escolas públicas e particulares da grande São Paulo podem participar da iniciativa, que premiará projetos em cinco categorias, de acordo com o nível de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e EJA.  A iniciativa é promovida pelo Instituto Akatu, Instituto 5 Elementos, Reconectta e Virada Sustentável e tem como propósito reconhecer o trabalho desenvolvido nas instituições de Ensino Básico, por meio de projetos transformadores ligados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

“As escolas são as instituições que mais atuam na transformação da sociedade e promoção da cidadania. Por isso investimos no reconhecimento do trabalho e esforço de alunos e professores, pois acreditamos que são agentes importantes para desenvolver e amplificar a consciência e a busca por estilos sustentáveis de vida”, afirma Denise Conselheiro, gerente de Educação do Instituto Akatu.

Para concorrer, a escola deverá preencher um formulário disponível no site do Desafio 2030 (www.desafio2030.com) até o dia 15 de junho de 2018. A seleção dos projetos vencedores será realizada por profissionais ilustres das áreas de Educação, Meio Ambiente e Literatura. Três finalistas serão escolhidos para cada categoria e divulgados no dia 10 de agosto. Os projetos vencedores serão anunciados no dia 26 de agosto de 2018, durante a programação da Virada Sustentável de São Paulo. As escolas premiadas receberão um certificado e um troféu, além do reconhecimento público pela sua contribuição junto aos temas dos 17 ODS.

 

Critérios de seleção

Os critérios de seleção dos projetos vencedores em cada categoria serão os seguintes:

  1. Contexto e relevância do projeto com a realidade escolar e com os 17 temas dos ODS;
  2. Transformação da realidade escolar e do território;
  3. Número de temas dos 17 ODS que o projeto abrange;
  4. Quantidade de atores da comunidade escolar e fora dela, bem como parceiros de conteúdo e ação;
  5. Protagonismo dos alunos no processo em parceria com seus professores.

 

A primeira edição, que aconteceu em 2017, recebeu 41 projetos inspiradores de 27 instituições diferentes, incluindo escolas públicas e particulares da grande São Paulo.

 

Sobre o Akatu

Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. Tem como proposta e objetivos contribuir para a mudança de comportamento do consumidor, a partir de duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo, que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade.

Sobre o Edukatu

Projeto do Instituto Akatu, o Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e da sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. Desde 2013, o Edukatu já soma mais de 200 mil pessoas impactadas e comemora os mais de 30 mil alunos, 8 mil professores e 3 mil escolas cadastrados em sua base, em todo o Brasil.

 

Sobre o Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade

É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) fundada em 1993, com o propósito de semear conceitos e práticas voltadas à educação para a sustentabilidade. Suas ações educativas disseminam e constroem conhecimentos de forma participativa, transformando a relação das pessoas com a natureza e com o meio ambiente urbano. O instituto é pioneiro, com 25 anos de experiência e credibilidade conquistadas com o envolvimento de todos que compartilham dos nossos sonhos e ideais. Para saber mais visite: www.5elementos.org.br

 

Sobre a Reconecta

A Reconectta é um negócio social certificada pelo Sistema B que nasceu para contribuir com a construção de um mundo mais sustentável, resiliente e justo. Leva os valores e a cultura da sustentabilidade a escolas por meio de experiências educacionais e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 

Sobre a Virada Sustentável

Virada Sustentável é um festival anual que envolve a participação de centenas de organizações da sociedade civil, artistas, universidades e escolas, órgãos governamentais e empresas. Promove conteúdos e atrações nas áreas de Cultura, Ação e Conhecimento e sua programação é orientada pelos 17 Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável, em parceria formal com o PNUD-Brasil.

 

Informações para imprensa:

In Press Porter Novelli

Melissa Adamo

Tel.: 55.11. 3323-1549

melissa.adamo@inpresspni.com.br

 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também