loader image
05.05.16 às 17:52

Consumo consciente de água nas escolas é tema de videoconferência para educadores

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Nesta quinta-feira, 5 de maio, e também no dia 3 de junho, uma videoconferência promovida pelo Instituto Akatu e pela Rede do Saber, canal de comunicação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, fará a formação de mais de 300 educadores da rede estadual de ensino, comoprofessores coordenadores de núcleos pedagógicos das diretorias de ensino, professores coordenadores e professores para conhecerem o percurso “SOS Água” do Edukatu (http://www.edukatu.org.br)– plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade para escolas de Ensino Fundamental.

O percurso “SOS Água” disponibiliza materiais pedagógicos sobre o consumo consciente de água com o objetivo de promover a conscientização de comunidades escolares de todo o Brasil sobre a importância desse bem natural, e como evitar o seu desperdício nas escolas e também em casa.

O roteiro da formação traz a apresentação do cenário atual do consumo de água no Brasil e no mundo, uma vivência de atividades práticas do percurso “SOS Água” e, ainda, diálogos abertos sobre o melhor caminho, de acordo com a realidade de cada escola, para a sensibilização sobre a importância da contribuição de todos, entre outras questões relacionadas.

A ação marca o início das mobilizações do “SOS Água”, que também contará com visitas da equipe do Edukatu à Diretorias de Ensino e escolas da cidade de São Paulo nos próximos dois meses, para apoiar a participação de professores e estudantes.

Em dois anos de existência, o Edukatu já alcançou mais de 63.800 pessoas, entre professores, alunos participantes da rede, em quase 2.100 escolas. O “SOS Água” é uma parceria do Instituto Akatu com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Essa transmissão é fruto de uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Gestores, professoras, professores e demais interessados nesta videoconferência, com duração de três horas e meia, e início às 14h, podem acessar o site para assistir a formação ao vivo ou, ainda, ter acesso ao vídeo após a transmissão em www.rededosaber.sp.gov.br, que ficará disponível na videoteca.

Sobre o Edukatu

O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas. A plataforma é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP, Fundação Cargill, Sabesp, Costa Brava, KPMG e Grupo Mais Unidos, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas.

Sobre a Sabesp

A Sabesp é uma empresa de economia mista responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 366 municípios do Estado de São Paulo. É considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida. São 28,2 milhões de pessoas abastecidas com água e 22,1 milhões de pessoas com coleta de esgotos. A Empresa possui 235 estações de tratamento de água e 524 estações de tratamento de esgotos, incluindo 9 emissários submarinos. A rede de distribuição de água alcança 70,8 mil quilômetros e a de esgotos, 48,0 mil quilômetros.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também