loader image
12.09.16 às 9:22

Edukatu completa três anos com engajamento de mais de 70 mil pessoas e lançamento de novo percurso

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Edukatu, plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade do Instituto Akatu para escolas de Ensino Fundamental I e II, completa três anos no dia 11 de setembro. Para comemorar o novo ano, o Edukatu lança, em parceria com a Elektro, o novo percurso “Energia Todo Dia”, que oferece aos educadores uma série de atividades pedagógicas divertidas e interativas sobre como usar a energia de maneira consciente, reduzindo o desperdício e garantindo o bem-estar, tanto individual como coletivo.O conteúdo também destaca a importância da energia elétrica, sua produção, transmissão e distribuição, além de mostrar como torná-la mais sustentável.

Como exemplo das atividades, há infográficos, textos, vídeos e até um game – o “Super Elektrus” – para estimular o debate, a criatividade e o aprendizado. Outra atividade, em que toda a comunidade escolar pode participar, é a produção de uma feira de ciências aberta ao público. “Por meio do Percurso ‘Energia Todo Dia’, estudantes podem aprender mais sobre a importância do consumo consciente de energia e o que podem fazer para contribuir em casa, na escola e na comunidade. São atitudes individuais e bem práticas, que integradas com o coletivo e somadas, trazem um grande benefício para todos”, afirma Marilda Rahal, coordenadora do projeto.

 

“Na Elektro, promovemos a Sustentabilidade por meio da educação e da conscientização sobre o uso eficiente dos recursos. Esta é a energia que nos estimula e motiva a fazer sempre mais, por isso, investimos em atividades e parcerias como esta”, afirma Heron Fontana, gerente de P&D e Eficiência Energética da Elektro. As atividades do projeto acontecem dentro da área de concessão da distribuidora e fazem partedo Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.

 

Até o final de 2016, atividades presenciais e conteúdos desenvolvidos pelo Instituto Akatu irão promover a sensibilização e mobilização de escolas e comunidades em torno do temaconsumo consciente de energia elétrica. Estudantes, professores, gestores de escolas, famílias, ONGs e colaboradores da Elektro poderão vivenciar as várias ações programadas pelo projeto.

 

Três anos

 

Desde o lançamento do Edukatu, mais de 25 mil professores e alunos se inscreveram na rede, que comemora ter alcançado mais de 70 mil pessoas, em quase 2.500 escolas de todo o Brasil. Tais pessoas participaram de oficinas presenciais e atividades escolares, além de utilizarem as propostas pedagógicas disponibilizadas em “Percursos”, que têm o objetivo de estimular o protagonismo dos estudantes em torno do tema consumo consciente, trabalhado por meio de questões relacionadas à Água, Reciclagem, Alimentação Saudável e outras que impactam diretamente a vida e bem-estar de todos nós.

 

Para alcançar esses resultados, o Edukatu contou com o apoio de secretarias de educação e meio ambiente e empresas privadas: a Braskem – parceira desde o início e durante os três anos do projeto –, Elektro, Fundação Cargill, Sabesp, Costa Brava, KPMG, Grupo Mais Unidos e HP, além de ter o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

 

A comemoração também aconteceu na página do Facebook do Edukatu. Durante o dia do aniversário, professores da rede foram homenageados de hora em hora. Uma delas é a professora Margarida Telles (foto), da EMEF 25 de Julho, de Campo Bom (RS). “Uso a plataforma faz bastante tempo, principalmente a parte dos vídeos e os jogos. Gosto muito porque tem temas atuais relacionados com a sustentabilidade e facilita a construção do conhecimento. Posso trabalhar com um vídeo e ir a campo e associar com o conteúdo que estamos trabalhando”, afirmou.

 

Para ter acesso a todo o conteúdo da rede, basta apenas se inscrever na plataforma on-line do Edukatu. É rápido, fácil e gratuito! Acesse: bit.ly/cadastro-edukatu

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também