loader image
27.04.16 às 17:17

Alimentação saudável e sustentável na escola é tema de oficina para professores do Pará

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Com a proposta de sensibilizar professores e gestores sobre o consumo consciente de alimentos, o Edukatu, plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade, realiza em28 de abril, em Santarém (PA), atividades criadas especialmente para a região e que buscam estimular o debate e a reflexão em torno deste assunto tão importante.

As conversas que vão da horta à mesa acontecem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Amália, localizada no bairro do Mapiri, onde, em média, 30 professores e coordenadores pedagógicos devem se reunir por 4 horas. “Com a sensibilização, vamos abordar temáticas relacionadas ao consumo consciente de alimentos, como a alimentação saudável e sustentável, a importância dos alimentos regionais e seu aproveitamento integral, leitura de rótulos e informações nutricionais. Também vamos apresentar o Edukatu como uma opção de ferramenta para que os professores trabalhem esses temas dentro da sala de aula”, afirma Denise Conselheiro, coordenadora do Edukatu, sobre a dinâmica da oficina.

O material didático desse percurso estimula o protagonismo de estudantes e traz atividades, jogos, planos de aula e games online, como o “Piquenique Saga”, em que estudantes e professores são convidados a montar um prato e refletir sobre seus hábitos alimentares.

Para conhecer mais sobre o Edukatu e sobre o percurso “Comer, Dividir e Brincar”, acesse: edukatu.org.br

A iniciativa é parte das atividades que apoiam a agricultura familiar da Fundação Cargill, também apoiadora do percurso “Comer, Dividir e Brincar”, que faz parte do circuito “Estilos Sustentáveis de Vida”, do Edukatu.

Sobre o Edukatu

O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas. A plataforma é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da Fundação Cargill, Sabesp, Costa Brava, Grupo Mais Unidos, KPMG e HP, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também