loader image
15.08.16 às 19:32

Britânicos reduzem em 85% o uso de sacolas plásticas

Novo hábito foi estimulado pelo governo ao criar um imposto sobre esses produtos
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Crédito da imagem: Creative commons

 

Os britânicos estão usando menos sacolas plásticas no seu dia a dia. No primeiro semestre de 2016, a população utilizou 500 milhões dessas embalagens. Parece muito? Nem tanto. No mesmo período do ano passado, foram consumidos 7 bilhões de saquinhos desse material. Isso significa uma redução de  85%.

A diminuição do consumo das sacolas plásticas foi estimulada pelo governo britânico ao criar o “imposto sobre sacos” – valor de cinco centavos de libra, o equivalente a R$ 0,22 –  em outubro do ano passado. Com o peso no bolso, a população recusou os saquinhos, optando por levar sua própria sacola para as compras.

Além disso, campanhas têm estimulado o descarte correto de plásticos, como é o caso da  Sociedade de Conservação Marinha. A instituição vem encorajando a população a participar da campanha “Great British Beach Clean”, que estimula os banhistas a deixar as praias limpas. A iniciativa está prevista para setembro. A organização ficou muito preocupada com o resultado de um estudo feito por ela em que revelou que a quantidade de lixo despejado nos litorais do Reino Unido aumentou em um terço de 2014 a 2015 – e boa parte dele feito de plástico.

Anualmente, os oceanos e os mares recebem oito milhões de toneladas de plástico. Este material causa estragos devastadores sobre todos os ecossistemas. Além da poluição ambiental, muitos animais marinhos acabam morrendo pois engolem esses plásticos confundido-os com alimentos.

Tanto política públicas como campanhas de educação para os cidadãos feitas por instituições não governamentais são muito importantes para o combate da poluição ambiental. A solução do problema passa pelo consumo consciente, que considera importante planejar as compras, para adquirir apenas o necessário, reduzindo a geração de lixo, e mantendo, ainda, a preocupação com o destino final dos resíduos.

Leia mais:

Tecnologia de limpeza de plásticos do oceano ganha o seu primeiro protótipo

Preservar os oceanos é fundamental para regular o clima do planeta

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também