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30.12.10 às 5:51

Saiba mais sobre a Escala Akatu de Responsabilidade Social Empresarial

É um instrumento para auxiliar o consumidor na avaliação de empresas conforme seu grau de responsabilidade social empresarial (RSE)
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O que é a “ESCALA AKATU” ?

É um instrumento para auxiliar o consumidor na avaliação de empresas conforme seu grau de responsabilidade social empresarial (RSE), estimulando também sua reflexão sobre o tema, e a comunicação entre as empresas e seus consumidores ou outros públicos (funcionários, fornecedores, acionistas, mídia, etc…).

O que são as “Referências Akatu-Ethos”?

As Referências Akatu-Ethos são um conjunto de práticas e/ou políticas associadas à RSE, selecionadas em função de representarem de modo assimilável pelos consumidores o que é usual e o que é diferenciador das empresas mais avançadas conforme o estágio atual da RSE no Brasil. Com base na prática destas referências é que se avalia o grau de RSE das empresas respondentes, e seu conseqüente posicionamento na Escala Akatu.

Como é representada e calculada a Escala Akatu?

As empresas são, em princípio, classificadas em 4 grandes grupos (“categorias”), representados por ícones (“akatus”): As categorias vão de “zero akatus” até “3 akatus”. A categoria atribuída a uma empresa é definida conforme o desempenho da empresa em um conjunto de 17 “”Temas” (áreas de ação das empresas em RSE, perceptíveis pelo Consumidor). O desempenho da empresa em cada “Tema” é definido com base nas respostas que ela dê a um grupo de “Referências”. As “Referências” podem ou não estar sendo adotadas pela empresa, e em diferentes graus. Uma vez respondidas as “Referências”, é feita uma ponderação das mesmas, com base em “pesos” definidos conforme os resultados de pesquisa junto aos consumidores brasileiros, onde se aferiu o que é mais ou menos valorizado nas ações e políticas de RSE. Feita a ponderação das “Referências”, cada empresa é posicionada em uma das 4 categorias da Escala Akatu, conforme os resultados do cálculo acima.

A classificação da empresa na Escala Akatu é um julgamento ou certificação? Existe custo?

Não. A Escala Akatu é apenas um instrumento de organização/comparação das práticas de RSE das empresas. O processo de classificação não reflete nem opiniões nem julgamentos de instituições específicas, pois é feita de forma automática, totalmente baseada nas declarações das empresas, ponderadas por critérios objetivos e uniformes (iguais para todas as empresas de determinado perfil). As empresas podem responder e participar do sistema principal sem nenhum custo.

Qual o critério de atribuição de “akatus” para as empresas?

A categoria de uma empresa é definida pela combinação entre as suas respostas às “Referências” e o “peso” (importância) dado pelos Consumidores a cada uma delas. O “peso” dos “Temas” em que estão agrupadas as “Referências” também entra nesta ponderação. A opinião dos consumidores foi obtida a partir de pesquisas quantitativas. Além desses “pesos”, pesquisados junto aos consumidores, entram no critério de avaliação fatores referentes ao “setor” (industrial, não-industrial, etc…), ao “porte” da empresa (pequeno, médio ou grande) e à intensidade com que a empresa desenvolve algumas práticas quantificáveis. Na versão atual estes fatores de “porte”, “setor” e “intensidade” ainda não estão incorporados, pois dependem de mais dados para serem definidos adequadamente.

Como são divulgados os resultados da Escala Akatu?

As empresas respondem ao questionário da Escala Akatu “on line”, através do site do Centro de Referência Akatu pelo Consumo Consciente, e é neste mesmo site que serão disponibilizados os resultados. A empresa poderá responder sigilosamente às questões (apenas para seu uso ou de um público restrito) ou autorizar a publicação ampla de suas respostas. Empresas cuja performance esteja no menor nível da escala (“zero akatus”) mas que autorizem a publicação ampla de suas respostas serão reconhecidas com um ícone especial (o “akatu da transparência”), como forma de reconhecer a valorizar sua atitude transparente e comprometida. Neste segundo caso, além do nome, da marca, dos produtos e da categoria a empresa, haverá um link mostrando suas respostas às “Referências”, e uma área para apresentação institucional. Haverá também uma área para manifestações livres dos usuários e da empresa, mediado pelo Akatu apenas quanto a colocações ofensivas ou não pertinentes aos objetivos do serviço.

As respostas serão auditadas?

Não. Será considerada a resposta da empresa às “Referências”, sem nenhuma interferência. O Akatu entende que face à transparência do processo é improvável que empresas apresentem declarações distorcidas. As respostas da empresa devem ser assinadas pelo seu mais alto executivo, e publicadas amplamente entre seus funcionários. Adicionalmente, uma eventual distorção nos dados publicados será rapidamente levantada pelo “fórum” de usuários, cabendo à empresa manifestar-se sobre sua posição, mantendo-a, retificando-a ou esclarecendo-a. As manifestações de usuários sobre uma dada empresa serão publicadas sempre acompanhadas da resposta da própria empresa, ou de nota esclarecendo que a empresa não respondeu no prazo estipulado (7 dias). Em casos especiais, o aspecto em questão poderá ser submetido à avaliação de uma comissão independente definida caso a caso pelo Akatu. A empresa deverá fornecer todas as informações necessárias ao caso, e poderá indicar um representante de sua confiança para acompanhamento da comissão.

Qual o grau de precisão da Escala Akatu?

A Escala Akatu não é um instrumento de medição científico, e portanto, não se pode falar em sua “precisão”. Pelo seu objetivo e natureza (ferramenta de orientação e educação do consumidor e das empresas) a Escala Akatu não se propõe a “medir” a RSE de uma empresa: Ela apenas indica pontos para atenção dos consumidores e das empresas, e agrupa as empresas conforme o perfil de suas respostas. Por esta razão a Escala Akatu tem apenas 4 níveis, não se colocando de forma alguma como um “ranking”.

Serão divulgadas as posições de “melhor empresa” e “pior empresa”?

Não, pois a Escala Akatu não se propõe a colocar empresas em um “ranking”, seja pela sua precisão e metodologia, seja por seu conceito: Orientar consumidores e empresas, e não estabelecer algum tipo de competição, com perdedores e ganhadores. O posicionamento divulgado será simplesmente a categorização da empresa em uma das classes da Escala Akatu, assim como suas respostas.

Qual a utilidade da Escala Akatu para as empresas que a respondem?

Além de servir para a empresa diferenciar-se junto aos consumidores pela exposição de suas práticas de RSE, o uso do sistema on-line que divulga a Escala Akatu permite à empresa captar a percepção dos consumidores sobre suas ações, interagindo com eles. Apresenta ainda funcionalidades que permitem à empresa avaliar sua cadeia produtiva, inclusive com base em uma estrutura personalizada de “pesos” (e futuramente, com seu próprio conjunto de “referências”). Esta mesma ferramenta ainda serve para que uma empresa pesquise e conheça as estruturas de “pesos” (prioridades) de públicos com que se relacione (clientes, acionistas, funcionários, fornecedores, mídia…). Futuramente, será ainda possível permitir que estes públicos respondam como vêem a ação da empresa frente às “Referências”, pesquisando assim de forma on-line e automática sua percepção quanto às práticas de RSE que a empresa realiza.

A Escala Akatu substitui os Indicadores Ethos?

De modo algum. Não substitui. São duas ferramentas com finalidades e características bem diferentes, que se complementam. Os Indicadores Ethos são para uso das empresas como ferramenta de gestão, na avaliação e implementação de políticas e práticas de RSE, com cobertura completa dos públicos e áreas de relacionamento das empresas. Já a Escala Akatu é voltada ao uso pelo consumidor final, e seu compromisso principal é com a usabilidade por este público, desde que respeitada a consistência de seus critérios (“Referências”, “Temas” e “pesos”) com a realidade atual das práticas das empresas brasileiras no campo da RSE. O fato de uma empresa usar os Indicadores Ethos facilita em muito sua participação na Escala Akatu, e vice-versa.

Qual a base técnica-científica para formulação da Escala Akatu?

A Escala Akatu foi desenvolvida pelo Instituto Akatu, com base em suas pesquisas, nos conhecimentos disponíveis quanto à prática da RSE entre empresas brasileiras, e nas reflexões em conjunto com outros atores relevantes neste contexto (Institutos Ethos e UniEthos; especialistas de empresas e centros de estudos e pesquisas em RSE e Sustentabilidade; e empresas de destacada atuação na área da RSE). Não é um trabalho acadêmico nem científico, mas sim uma proposta de sistematização e de síntese dos aspectos mais relevantes da RSE, visando sua assimilação pelos consumidores, com consistência suficiente do ponto de vista técnico para refletir adequadamente o que é o esforço de RSE das empresas. Para seu embasamento e consistência, a formulação da Escala Akatu apoiou-se na medida do possível em dados quantitativos e em bases estatísticas, assim como na revisão (direta ou indireta) da bibliografia e de outras ações relacionadas à RSE. A limitação de informações quantitativas foi suprida por processos estruturados e abertos de discussão, análise e reflexão, complementando a base necessária. Uma descrição detalhada deste processo pode ser solicitada diretamente ao Instituto Akatu.

Para saber mais detalhes técnicos sobre a ESCALA AKATU, sobre sua metodologia ou sobre as pesquisas que a embasaram:
Versão resumida clique aqui.
Versão completa clique aqui.

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