loader image
23.11.14 às 22:57

Rio Pinheiros passa por testes de avaliação para despoluição de suas águas

Os testes de tecnologias de tratamento das águas do rio Pinheiros foram realizados a partir de uma proposta da organização Águas Claras e sob a coordenação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Crédito: Creative commons/Felipe Lange Borges

 

No final de outubro, foram realizados testes para avaliação das tecnologias para o tratamento das águas do rio Pinheiros. As atividades foram propostas pela organização Águas Claras e tiveram a coordenação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo. O objetivo foi obter base técnica segura para as discussões sobre as estratégias a serem adotadas para a despoluição do rio. A instituição faz parte da Aliança pela Água – coalizão de organizações da sociedade civil para contribuir com a construção de segurança hídrica em São Paulo – da qual o Instituto Akatu também participa.

Os testes foram feitos em seis canais construídos especialmente para isso pela EMAE ao longo do rio, junto à Usina de Traição, cada um deles com escala, vazão, sedimentos, lodo e água poluída à semelhança do rio.

Segundo o site da Águas Claras, os resultados foram positivos. A instituição chegou à conclusão de que a despoluição dos rios urbanos é possível, mas demanda esforços de inovação da infraestrutura, a quebra de alguns paradigmas do saneamento e o aprimoramento da gestão.

Agora a próxima etapa será a discussão da implantação de unidades descentralizadas de tratamento, que eventualmente mesclem e combinem tecnologias e processos. A instituição pretende criar e desenvolver redes de pessoas e de instituições interessadas e compromissadas com a qualidade das águas, a revitalização de bacias urbanas e a qualidade de vida na metrópole.

 

Leia mais:

Proteste lança cartilha sobre crise da água

Conheça o Projeto Observando Rios, da Fundação SOS Mata Atlântica

Instituto Akatu integra a Aliança pela Água

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também