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31.12.10 às 4:13

Pesquisa 2005: RSE desperta interesse em 78% dos brasileiros

Para Ricardo Young, diretor-executivo do Instituto Ethos, empresas veem oportunidade de mercado nesse segmento
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Os consumidores brasileiros estão cada vez mais interessados nas ações de responsabilidade social das empresas. A “Pesquisa 2005 – Responsabilidade Social das Empresas – Percepção do Consumidor Brasileiro” revela que a soma dos que mostraram interesse em saber como as empresas buscam ser socialmente responsáveis atinge 78%. Na comparação com a pesquisa de 2004, os interessados eram 72% dos entrevistados. “O consumidor está identificando e premiando quais empresas vão ao encontro de suas expectativas em relação à sua concepção de responsabilidade social” avaliou Ricardo Young, diretor-executivo do Instituto Ethos, em evento de lançamento da pesquisa.

Com esses números, o Brasil se coloca, em cenário global, em patamares próximos ao dos EUA, Itália e Canadá, países em que os temas de responsabilidade social e consumo consciente são considerados bastante difundidos e desenvolvidos.

Convergência

Para Young, as empresas estão enxergando na responsabilidade social uma oportunidade de diferenciação no mercado e praticando ações convergentes com os interesses do consumidor nessa área. O estudo mostra um pouco desse entendimento mútuo: a avaliação sobre o desempenho das empresas na construção de uma sociedade melhor é positiva para 65% dos consumidores brasileiros. No estudo anterior, essa taxa era de 54%.

Nesse aspecto, o Brasil é um dos países que melhor avalia suas empresas. Na Indonésia, por exemplo, 84% dos consumidores locais acreditam que as empresas estão no caminho certo. Já na Itália, somente 30% partilha dessa impressão.

“As empresas precisam ir além da responsabilidade social como sinônimo de assistencialismo. O consumidor identifica a responsabilidade social da empresa por meio dessas ações, mas elas não são mais suficientes”, segundo Young. Mas o diretor-executivo destaca a importância do papel do consumidor. “Não há porque haver um movimento de responsabilidade social se o consumidor não for artífice e protagonista dessa mudança”.

  • Faça o download da íntegra da “Pesquisa 2005 – RSE – Percepção do Consumidor Brasileiro”.

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