loader image
23.03.11 às 16:09

Para consumidores, é essencial que empresas otimizem uso de água

Prática está entre as cinco mais citadas pelos consumidores em um grupo de 56 ações de responsabilidade social empresarial
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

As empresas devem manter, como ação essencial, programas para racionalização e otimização do uso de água. Esta é a quinta de 11 práticas de responsabilidade social empresarial (RSE) consideradas essenciais pelos consumidores. No total, foram 56 ações listadas no questionário da pesquisa “O consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade”, realizada e publicada pelo Akatu em 2010.

A análise, que buscou conhecer as ações de RSE mais valorizadas pelos consumidores, foi realizada em duas etapas. Na primeira, os consumidores foram convidados a ordenar as 56 práticas propostas conforme sua importância e, na segunda, os entrevistados indicaram, dentre as práticas que identificaram como mais importantes, aquelas que consideravam essenciais. Ou seja, “que a empresa tem que fazer sempre, em qualquer situação, para ser considerada socialmente responsável”, diz o estudo.

Veja as onze práticas essenciais de RSE segundo os consumidores. O índice de prioridade média é de até 7,5 pontos. Quanto menor o índice, maior a prioridade:

 

Clique aqui e veja nas páginas 56 e 57 do estudo, as 56 práticas de RSE analisadas pelos consumidores.

Entre as 11 praticas essenciais, aparecem duas ligadas à racionalização e otimização do uso dos recursos naturais, nomeadamente água e energia, ambas ligados à preocupação com a preservação ambiental.

“O consumidor vem percebendo a necessidade de preservação dos recursos naturais, que são finitos”, destaca Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu. “A mesma pesquisa também indica que a economia de água dentro de casa é a prática com maior aderência do consumidor, ou seja, o consumidor está cobrando das empresas aquilo que ele faz e que julga ser benéfico para a sustentabilidade”, analisa.

Leia também:

– A questão da água nas cidades. Alguns fatos importantes

– Leia a Declaração Universal dos Direitos da Água”

– “Água e urbanização” é o tema do Dia Mundial da Água

– Paulistano se preocupa, mas faz pouco para economizar água

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também