loader image
30.12.10 às 13:36

Panorama do uso de resíduos na construção civil

Livro disponível para download traz pesquisas realizadas na área de recuperação e valorização de resíduos da construção civil
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Abordagens atuais das pesquisas que estão sendo realizadas na área de recuperação e valorização de resíduos originados nos processos de contrução civil são o principal enfoque do livro Utilização de Resíduos na Construção Habitacional. A obra é de responsabilidade do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare), financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Os sete capítulos que compõem a publicação foram escritos por professores de várias instituições brasileiras. Segundo os organizadores no livro, Janide Cavalcante Rocha, do Departamento de Engenharia Civil do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina, e Vanderley John, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, os textos revelam exemplos de pesquisas que buscam o desenvolvimento de tecnologias ambientalmente eficientes e seguras para reciclagem de resíduos.

Utilização de Resíduos na Construção Habitacionalé o quarto e último volume da coletânea Habitare, que se propõe a divulgar os primeiros trabalhos do programa que, além da Finep, também conta com recursos da Caixa Econômica Federal.

Um dos artigos que mostram experiências inovadoras nesse campo de resíduos da contrução civil é o assinado pelo professor Luiz Prudência Junior, da USFC. Nesse texto, assinado também por Silvia Santos, da Universidade Vale do Itajaí, e Dario Dafico, da Universidade Federal de Goiás, aparecem alguns resultados de pesquisas que estudam a utilização de cinzas de casca de arroz na produção de novos materiais.

O livro pode ser baixado na própria internet, de graça, no endereço: www.habitare.org.br.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também