loader image
13.01.15 às 17:58

Febraban e Akatu criam aplicativo sobre consumo consciente de alimentos

Ferramenta alerta a população sobre o desperdício de comida e estimula a consumir de forma consciente
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

Você sabia que um terço dos alimentos comprados pelas famílias vai direto para o lixo? Essa estatística mostra na prática o resultado do desperdício. E para estimular a população a consumir com consciência, a Federação Brasileira de Bancos – Febraban e o Instituto Akatu lançaram o aplicativo “Nossa Alimentação”. A ferramenta é gratuita e já está disponível para download no Google Play em aparelhos smartphones na versão Android.

O aplicativo é o terceiro da série sobre consumo consciente lançado pela Federação em parceria com o Instituto Akatu. As demais ferramentas abordam o consumo eficiente de recursos naturais como a água e a energia, ambos disponíveis no Google Play podem ser localizados com o nome: “Nossa Água”  e “Nossa Energia”.

“Se uma pessoa deixasse de comprar os alimentos em excesso todo mês e economizasse em dinheiro essa parte da compra, certamente teria uma boa poupança no fim do ano. Com o aplicativo queremos estimular o consumo consciente e fazer a população perceber o valor dos recursos essenciais para nossa vida”, avalia Fabio Moraes, diretor de educação financeira da Febraban.

“O planejamento de compras além de impacto direto na economia doméstica, tem impacto positivo também no meio ambiente. Ao evitar o desperdício de alimentos, cada pessoa deixa de descartar toda a água, energia e outros recursos naturais que são utilizados para a sua produção”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.

A ferramenta possibilita a criação de listas de compras, dessa forma o usuário pode incluir os alimentos que comprará no mês com as devidas quantidades e ainda citar os valores exatos que foram pagos no supermercado. Ao clicar nos alimentos da lista, é possível verificar as informações nutricionais dos mantimentos comprados bem como reutilizar as informações da lista no mês seguinte, o que permitirá ao consumidor um acompanhamento mais efetivo dos preços no período, bem como avaliar a variação de preços em itens específicos.

O app também irá oferecer dicas práticas para uma alimentação mais saudável. Haverá ainda um game batizado de “Jogo come bem”, que estimula os participantes a cortar os alimentos mais prejudiciais à saúde, como lanches e frituras e a manter os alimentos saudáveis, como frutas e legumes. No jogo ainda é possível conectar o aplicativo ao Facebook, desta forma, o participante poderá visualizar o ranking de amigos também conectados na rede social.

Visite o Google Play e baixe o aplicativo Nossa Álimentação.

 

Leia mais:

Febraban e Akatu lançam aplicativo para estimular economia de energia

Febraban e Instituto Akatu lançam aplicativo para ajudar na economia de água

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também