loader image
24.03.16 às 14:38

Edukatu lança conteúdo didático gratuito para escolas trabalharem o consumo consciente da água

Novo percurso SOS Água tem atividades que falam sobre a importância da adoção do consumo consciente de água de forma permanente
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Na semana do Dia Mundial da Água, o Instituto Akatu, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), lança o novo percurso “SOS Água” do Edukatu, plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade para escolas de Ensino Fundamental de todo Brasil.

As funcionalidades e objetivos do Edukatu e do percurso “SOS ÁGUA” serão apresentados para mais de 200 coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino por meio de uma videoconferência promovida pela Rede do Saber, canal de formação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, no dia 24 de Março.

O percurso “SOS Água” promove a conscientização de toda comunidade escolar sobre a importância da água e como evitar o seu desperdício nas escolas e também em casa. A parceria com a Sabesp visa mostrar às crianças que, até chegar às torneiras, a água precisa passar por um longo processo – captação nos mananciais, tratamento e distribuição. Procedimento esse que demanda tempo e investimento e, portanto, se faz necessário pensar e agir de uma outra maneira, consumindo a água de forma consciente.

Também são tratados assuntos como segurança hídrica e responsabilidade compartilhada de todos os atores sociais para melhoria dos recursos hídricos, com dicas práticas de consumo consciente. Fora da sala de aula, estudantes são convidados a explorar e mapear locais em que ocorrem perdas de água, para então buscar soluções para cada um deles.

Por meio dos percursos do Edukatu, professores de todo Brasil têm acesso a informações, dicas e materiais de apoio para promover atividades na escola, dentro ou fora da sala de aula. A ideia é que estudantes se envolvam com temas relacionados à Sustentabilidade nas práticas do dia a dia (como na alimentação saudável e na destinação adequada dos resíduos) e sigam o caminho de protagonistas nas mudanças que querem ver no mundo.

“O percurso ‘SOS Água’ é apresentado de forma gamificada, que é uma das formas mais atuais e lúdicas para se estimular a educação e consciência de um público mais jovem. Esse é um projeto que nos dá muito orgulho porque contribui no trabalho de educadores na sensibilização do estudante para refletir em torno de um tema tão importante quanto a água, trazendo dicas e conceitos que mostram o quanto pequenas mudanças de hábitos podem ter grandes impactos se somados com as das outras pessoas. Queremos também mostrar que a água deve ser consumida conscientemente não apenas em épocas de escassez, mas de forma permanente”, explica Silvia Sá, gerente de Educação do Instituto Akatu.

Além da disponibilização do novo percurso e da videoconferência, o Edukatu realizará também visitas de mobilização em escolas da capital paulista para dialogar sobre o tema e incentivar a participação de professores e seus estudantes no “SOS Água”.

Em dois anos de existência, o Edukatu já alcançou 63.802 pessoas, sendo 20.944 professores e alunos participantes da rede, em 2.097 escolas. Além disso, as atividades contaram com a união da comunidade escolar, com 1.050 projetos implementados com a participação comunitária e 42.858 pessoas sensibilizadas para a sustentabilidade e o consumo consciente.

Leia mais:

Edukatu é alternativa para colocar em prática os ODS

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também