loader image
20.03.14 às 22:02

Edukatu é apresentado no lançamento do Design Thinking para Educadores

Ferramenta especialmente desenhada para educadores destaca a rede de aprendizagem do Akatu como exemplo brasileiro
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Silvia Sá apresenta o Edukatu para os participantes. Crédito: Ana Néca

Uma abordagem centrada nas pessoas que pode contribuir para a qualidade da educação gerando processos inovadores e soluções criativas. Esta é proposta do Design Thinking para Educadores lançado oficialmente nesta quinta (20) durante o 8º Congresso GIFE. O Edukatu – Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente foi construído a partir dessa abordagem e apresentado como exemplo brasileiro de concepção de projeto por meio da ferramenta.

“O Edukatu nasceu com o apoio do Instituto Educadigital, a partir do Design Thinking, para ser uma solução para professores realizarem atividades dessa forma mais atrativa, inovadora, colocando a escola, professores e estudantes no centro da concepção do projeto”, afirma Silvia Sá, Gerente de Educação do Instituto Akatu. “A partir dessa metodologia a gente consegue fazer as discussões dentro da sala de aula serem muito mais horizontalizadas, possibilitando a construção de soluções em educação para o consumo consciente de maneira mais global.”

“O Design Thinking para Educadores é a versão em português do material original da IDEO, e também é um Recurso Educacional Aberto (REA). Ele conta com um livro, um caderno de anotações, um site e um perfil nas redes sociais para troca de experiências. Todos os conteúdos estão disponíveis on-line para baixar por capítulos, serem usados e modificados”, esclarece Priscilla Gonsales, diretora executiva do Instituto Educadigital.

“A gente acertou ao investir nessa tecnologia educacional. Acreditamos nesse tipo de processo criativo e colaborativo de ensino e aprendizagem”, afirmou Lucila Ricci, gerente de projetos educativos inovadores no Instituto Natura, que financiou a adaptação da metodologia.

Priscilla Gonsales, diretora executiva do Instituto Educadigital, Fábio Silveira, coordenador de pós-graduação do Istituto Europeo di Design, Silvia Sá, Gerente de Educação do Instituto Akatu e Lucila Ricci, gerente de projetos educativos inovadores no Instituto Natura. Crédito: Ana Néca

Os benefícios da ferramenta são reconhecidos por mais profissionais que trabalham com educação. “Essa metodologia traz cor para a sala de aula, muda a arquitetura da educação”, afirmou Daniela del Campo Munnich, cocriadora do TooDoEco, projeto que usa a construção de brinquedos e brincadeiras com materiais reaproveitáveis para ensinar desenvolvimento sustentável.

SAIBA MAIS

Acesse o Edukatu

Assista os vídeos sobre o Edukatu no YouTube

Edukatu lança Desafio “De onde vêm as coisas?”

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também