loader image
29.04.11 às 16:21

Economizar água dá desconto em compras de lojas virtuais

Banco incentiva o consumo consciente; População paulista já pode usar o serviço, que será estendido para outros Estados
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Para aumentar o número de pessoas conscientes em relação ao uso da água, o Movimento Cyan, iniciativa da empresa Ambev, criou um banco de economia de água que premia àqueles que comprovam menor gasto de água de um mês para o outro. O projeto, em parceria com a Sabesp e diversas lojas virtuais, está disponível para os moradores dos 364 municípios do Estado de São Paulo.

O banco de água do Cyan foi divulgado recentemente no aniversário de dois anos da organização. No primeiro ano de existência, o foco do movimento estava em questões ambientais e de sensibilização, como a adoção da Bacia-Hidrográfica Corumbá-Paranóa (Brasília) e a exposição “Água na Oca”, com consultoria de conteúdo do Instituto Akatu. Neste momento, a prioridade é outra, confirma Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da Ambev: “Agora, queremos engajar as pessoas nesta causa”.

A preocupação não é à toa. De acordo com a ANA (Agência Nacional das Águas), o abastecimento urbano é responsável por 11% do uso de água potável no país, perdendo apenas para o setor rural, com 82%; os outros 7% são utilizados pela indústria.

Por enquanto, o acesso ao banco de água do Cyan está restrito aos moradores de São Paulo, mas representantes do movimento já estão em conversa com empresas de saneamento para levar a ideia para moradores de outros estados do país.
Para criar uma conta no Banco Cyan

1.    A pessoa deve entrar no site do banco e cadastrar o registro geral do seu imóvel (RGI), que aparece no boleto de cobrança da conta de água.

2.    Após preencher a ficha e aceitar o termo de responsabilidade, o usuário permite que o Banco Cyan cruze suas informações com seu registro na Sabesp e ofereça um histórico de consumo das contas anteriores.

3.    A partir da apresentação do histórico, a pessoa deve escolher uma das contas para usar como base para o cálculo.

4.     Cadastro e opção feitos, em dois dias úteis a pessoa receberá por e-mail o dado de sua média de consumo. Qualquer redução em cima da média escolhida resultará em acúmulo de pontos, que podem ser trocados por descontos em sites de compras.

 

Leia também:

– Dicas práticas de como economizar água em casa

 

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também