loader image
24.11.14 às 15:26

#DiadeDoar: uma campanha para promover a solidariedade e a cultura da doação

A data será celebrada este ano no dia 2 de dezembro e terá o apoio do movimento internacional #GivingTuesday
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Crédito: Divulgação

 

Você sabia que no dia 2 de dezembro será comemorado o #DiadeDoar? A ideia é bem bacana: uma campanha nacional para promover a solidariedade e a cultura de doação no país. A iniciativa foi criada o ano passado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que estão envolvidos nessa causa. Neste ano, a celebração terá o apoio do movimento internacional #GivingTuesday. O Instituto Akatu também apoia a ação (que tem tudo a ver com consumo consciente e sustentabilidade) e aceita doações!.

Como surgiu a ideia?  O varejo há muito tempo se beneficia das vendas da época de festas de final de ano, e já importou dos Estados Unidos a data que marca o início das compras de presentes com um dia de descontos chamado Black Friday. Para fazer contraposição a essa data, o Movimento por uma Cultura de Doação criou o #DiadeDoar. Funciona como uma celebração à importância do fortalecimento da democracia por meio de doações para organizações da sociedade civil, lembrando que já é um costume, para muitas pessoas, fazerem doações no final do ano. A primeira edição ocorreu no dia 30 de novembro de 2013. Já este ano a data foi escolhida de acordo com o #GivingTuesday.

“Neste ano, queremos ter 1000 organizações cadastradas com ações concretas para o dia, 25 cidades com equipes voluntárias engajadas e pelo menos 200 embaixadores de redes sociais (gente que ajuda a divulgar a iniciativa). São 20 países que atuarão em conjunto, no mesmo dia. Então estamos também prevendo ações conjuntas, com ONGs que tem escritórios em diversos países, assim como empresas multinacionais”, conta  Marcelo Estraviz, presidente do Instituto Doar e pioneiro na implantação do Dia de Doar no Brasil.

Como participar? O #DiadeDoar é uma campanha que encoraja que cada um organize sua própria iniciativa. Você pode, por exemplo, juntar seus amigos e criar uma campanha para arrecadar alimentos, dinheiro ou sangue. Pesquise na internet outras iniciativas que usam poucos recursos. Seja voluntário em organizações de sua comunidade. Ideias não vão faltar! Você pode utilizar a marca e materiais da campanha #DiadeDoar gratuitamente, mas desde que esteja alinhado com as ideias da iniciativa. Os organizadores apenas pedem que você registre sua ação no site da campanha. Você pode compartilhar fotos, textos, depoimentos, vídeos, seu papel (líder, apoiador, participante), o que foi arrecadado, quanto foi arrecadado, se já fez isso antes, e se sim, quais os resultados anteriores. Use a a hashtag #diadedoar. Conte sua história de como você fez a diferença neste dia. Que tal participar?

 

Leia também:

Site permite troca de brinquedos gratuitamente

Emoções, ideias e experiências: novos produtos para o século XXI

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também