loader image
06.10.14 às 17:08

Conheça a origem do Dia das Nações Unidas

O Dia da ONU é comemorado em 24 de outubro. A instituição, além de propagar a paz no mundo, também promove os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Crédito: ONU

 

As Nações Unidas têm uma data mundial para celebrar a sua existência: 24 de outubro. Esta é a data em que a instituição foi criada oficialmente em São Francisco, Califórnia (EUA) por 51 países, após a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Neste dia, também entrou em vigor a Carta da ONU, em que são relacionados os propósitos e os princípios  da organização, entre eles, o objetivo principal: promover a paz entre os povos. A data passou a ser comemorada no mundo inteiro a partir de 1948. E, em 1971, a Assembleia Geral da ONU recomendou que o dia fosse observado pelos Estados-Membros como um feriado público.

A precursora da ONU
A ideia de se criar a ONU não surgiu de uma hora para a outra. Foram necessários anos de planejamento antes de seu surgimento. Sua predecessora foi a Liga das Nações, uma instituição criada em circunstâncias similares durante a Primeira Guerra Mundial, em 1919, sob o Tratado de Versailles. O objetivo era promover a cooperação internacional e conseguir a paz e a segurança. Mas ela deixou de existir quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial.

O nome Nações Unidas foi concebido pelo presidente norte-americano Franklin Roosevelt e utilizado pela primeira vez na Declaração das Nações Unidas, de 1º de janeiro de 1942, quando os representantes de 26 países assumiram o compromisso de que seus governos continuariam lutando contra as potências do Eixo, durante a Segunda Guerra Mundial.

Já a Carta das Nações Unidas foi elaborada pelos representantes de 50 países presentes à Conferência sobre Organização Internacional, que se reuniu em São Francisco, nos Estados Unidos, de 25 de abril a 26 de junho de 1945. O documento foi ratificado somente no dia 24 de outubro, data em que foi oficializada a fundação da ONU. No ano seguinte, Nova Iorque foi escolhida como sede da instituição.

Como é a ONU hoje
Hoje a ONU possui 193 países-membros, entre eles, o Brasil. Tem estrutura central, que fica em Nova Iorque (EUA), com sedes também em Genebra (Suíça), Viena (Áustria), Nairóbi (Quênia), Addis Abeba (Etiópia), Bangcoc (Tailândia), Beirute (Líbano) e Santiago (Chile), além de escritórios espalhados em grande parte do mundo.

Atualmente a ONU não só atua para propagar a paz entre os povos do planeta, mas também luta para promover outros princípios importantes, como a democracia, os direitos humanos e a sustentabilidade. O Akatu reconhece a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, uma agenda para o desenvolvimento sustentável que deve ser prioridade para todos.

Brasil na ONU
Desde 1948, o Brasil participou de mais de 30 operações de manutenção de paz da ONU, tendo cedido um total de mais de 24 mil homens. Integrou operações na África (entre outras, no Congo, Angola, Moçambique, Libéria, Uganda, Sudão), na América Latina e Caribe (El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Haiti), na Ásia (Camboja, Timor-Leste) e na Europa (Chipre, Croácia).

(Fonte: site das Nações Unidas no Brasil)

 

Leia mais:

Sistema de Alimentação Sustentável é lançado por agências das Nações Unidas

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: rumo a um futuro mais verde e inclusivo

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também