loader image
28.06.16 às 12:27

Como alimentar cada vez mais pessoas de modo sustentável?

Se a população mundial e o consumo de alimentos continuarem crescendo, em 2050 o mundo precisará de 60% mais comida em relação à disponível atualmente

Vídeo da agência da ONU sobre alimentação e agricultura aborda Intensificação Sustentável da Produção Agrícola

 

Comentário Akatu: Há comunidades e mercados que dependem da exploração dos recursos naturais. Sem controlar a maneira de utilizar esses recursos, não haverá a renovação sustentável dos mesmos, impactando negativamente nos meios de subsistência das pessoas, na dinâmica das economias que tiram seu sustento dos ecossistemas e até mesmo na segurança alimentar e nutricional de todo o planeta. Por isso, um investimento na gestão dos ecossistemas deve incluir também iniciativas que impeçam tais impactos de acontecer, como é o caso Intensificação Sustentável da Produção Agrícola (ISPA), mencionada na reportagem abaixo. É importante também que o consumidor, ao comprar um produto de origem florestal, por exemplo, tenha o conhecimento de que sua escolha de consumo, mesmo individualmente ou em pequenos grupos, provoca impactos significativos não só no meio ambiente, mas também nos indivíduos, na sociedade e na economia. E use seu consumo como instrumento transformador da realidade em uma direção crescentemente sustentável.

 

Se a população mundial e o consumo de alimentos continuarem crescendo, em 2050 o mundo precisará de 60% mais comida em relação à disponível atualmente. Segundo a FAO, a agência da ONU sobre alimentação e agricultura, a maior parte deste consumo adicional terá de vir através da Intensificação Sustentável da Produção Agrícola (ISPA).

“A Intensificação Sustentável da Produção Agrícola precisa ser desenvolvida em larga escala, com uma abordagem que leve em conta os ecossistemas. Porque é esse equilíbrio na competição pelos recursos naturais, esse gerenciamento nos recursos naturais, que precisa ser melhor alcançado”, diz Matthias Halwart, oficial superior do programa estratégico de agricultura sustentável da FAO. “Nós acreditamos que ganhos de eficiência são possíveis em uma grande variedade de formas, especialmente promovendo ligações entre uso inteligente dos recursos  e o aumento do fluxo de nutrientes.”

Saiba mais sobre este conceito neste vídeo da FAO:

 

Leia mais:

Clima Muito Loko: mudar seus hábitos em relação aos alimentos pode diminuir o impacto no clima

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também