loader image
04.12.14 às 15:02

Campanha #águapedeágua conscientiza alunos e funcionários do Senac Jabaquara

As intervenções do Instituto Akatu instaladas nas dependências do Senac Jabaquara, em São Paulo, serviram de inspiração para ações de consumo consciente da água
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 Crédito: Divulgação /Senac Jabaquara

 

O Senac Jabaquara, em São Paulo, aderiu à campanha #águapedeágua do Instituto Akatu. Algumas intervenções foram instaladas nas dependências da unidade, próximos aos bebedouros e no jardim de entrada. A ideia foi, a partir das instalações, conscientizar alunos e funcionários sobre o consumo consciente da água.

A exposição serviu de inspiração para que a equipe do Senac fizesse também uma ação sobre consumo consciente da água. Luciana Calejon, coordenadora da área de meio ambiente da unidade, realizou uma pesquisa com 80 pessoas, entre alunos e funcionários, sobre hábitos de consumo de água, entre os dias 5 e 7 de novembro. “A pesquisa revelou que 78% das pessoas adotaram mudança de algum tipo de hábito para redução do consumo de água, após a divulgação, na mídia, sobre a estiagem em São Paulo”, afirma a coordenadora. Entre eles estão: escovar os dentes com a torneira fechada (95%), tomar banhos rápidos (69%), reutilizar a água na residência (78%) e verificar a existência de vazamentos em casa (58%).

“Depois da aplicação do questionário, nós mostramos aos entrevistados de qual reservatório vem a água que eles consomem em suas casas e qual é a disponibilidade e o estado de degradação ambiental desses locais, por meio do site do Instituto Socioambiental (ISA). Isso foi uma ferramenta de grande valia para conscientizar as pessoas sobre o problema da crise hídrica”, conta Luciana.

Houve também uma ação especifica para a equipe de limpeza do Senac. Além da pesquisa, foi realizado um bate-papo sobre o consumo consciente de água. E, a partir dai, foi organizada uma lista de estratégias para a redução do consumo. A equipe se comprometeu, por exemplo, a não lavar mais a entrada, a calçada e as janelas da unidade.

“A exposição do Instituto Akatu e nossas atividades de conscientização certamente abriram possibilidades para as pessoas pensarem em outras possíveis ações e contribuírem ainda mais para a redução do consumo de água”, conclui Luciana.

 

Leia mais:

Instituto Akatu lança campanha pelo consumo consciente da água: #águapedeágua

Instituto Akatu integra a Aliança pela Água

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também