loader image
31.12.10 às 3:25

Akatu e Revista Terra fazem ação conjunta de consumo consciente da água

Edição de aniversário da revista leva aos assinantes de todo o Brasil mensagem sobre a importância do uso racional do recurso
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

No dia 26 de abril, os assinantes da Revista Terra receberam, encartada na edição de aniversário da publicação, uma “amostra grátis” diferente: um pequeno frasco, semelhante ao que se usa na distribuição de amostras de perfume, contendo… água. A peça promocional criada pela agência de publicidade Leo Burnett – parceira institucional do Akatu – vinha acompanhada de um texto com dados sobre o consumo mundial de água e convidava o leitor a refletir sobre seus hábitos, de forma a evitar que a água se transforme em um artigo de luxo. Ao todo, cerca de 15 mil amostras foram distribuídas a assinantes do Estado de São Paulo.

Ao abrir a “amostra grátis”, o leitor encontrava o seguinte texto: “Não deixe que a água se transforme em um artigo de luxo. 22 milhões de pessoas não têm acesso à água potável no Brasil. A água que você desperdiça faz falta para alguém. O consumo de água de má qualidade é a causa de mais de 60% dos atendimentos no serviço público de saúde. Colabore.  Transforme o consumo de água em um ato de solidariedade.”

“Uma ação como esta, em parceria com a Revista Terra, é de grande valia para despertar o poder de contribuição dos consumidores para resolver o grave problema da água”, comenta Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu.

O Instituto Akatu procura alertar, desde a sua criação em 2001, para o uso responsável da água como uma das necessidades mais urgentes de mudanças nos hábitos dos consumidores. Isso porque, apesar dos esforços de organismos internacionais, o acesso à água potável vem diminuindo nas áreas mais pobres do mundo. Devido ao grande crescimento populacional da região das Américas e do Caribe, por exemplo, a população total da região com acesso a água potável caiu de 79% em 1988 para 73% em 1995 (dados da OMS – Organização Mundial da Saúde).

O desmatamento das florestas agrava esse quadro de escassez da água, já que atinge as bacias hidrográficas. Pequenas atitudes no dia-a-dia do consumidor, porém, podem ter um impacto considerável em escala global.

Veja aqui algumas dicas de uso reponsável da água.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também