loader image
31.12.10 às 7:54

18 segundos para trocar tudo

Movimento norte-americano pela troca de lâmpadas evita a emissão de mais de 11 milhões de toneladas de CO2
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

No começo de 2007, foi lançado nos Estados Unidos um movimento chamado 18seconds.org. De acordo com os organizadores, esse é o tempo que se gasta para trocar uma lâmpada convencional por uma econômica. Com a mensagem “Troque a lâmpada. Troque tudo”, e apoiado e divulgado pelo mega-portal Yahoo, o movimento já contabiliza mais de 55 milhões de lâmpadas trocadas. De acordo o site http://green.yahoo.com/18seconds/, essa mudança evitou a queima de mais de 2,6 milhões de toneladas de carvão e a emissão de 11,25 milhões de toneladas de CO2.

Essa quantidade é bastante significativa. Para dar uma idéia, durante um vôo de São Paulo a Nova York, o jato emite cerca de 3 toneladas de CO2. Isto significa que para emitir a mesma quantidade de CO2 economizada pela troca das lâmpadas nos EUA, uma pessoa teria que fazer 3,8 milhões de viagens à Nova York.

Para convencer os internautas, o site elenca uma série de vantagens das lâmpadas de modelo econômico. Muitas delas bem interessantes.

  •  Em média, as lâmpadas respondem por 20% do gasto com a conta de luz
  • As lâmpadas convencionais usam apenas 10% da energia consumida para iluminar. Os 90% restantes são desperdiçados com a geração de calor.
  • As lâmpadas econômicas produzem 70% menos calor do que as convencionais. Isso quer dizer que elas propiciam economia com ar condicionado e ventiladores.
  • Durante a sua vida útil, uma lâmpada de modelo econômico, com selo de eficiência energética emite cerca de 4 a 5 vezes menos CO2 que uma lâmpada convencional. Uma economia média de 80%.
  • Em média, as casas têm entre 10 e 20 lâmpadas.
  •  Diminuir a quantidade de energia que se usa para manter uma casa e um carro é a melhor forma que existe para ajudar a combater o aquecimento global.

Talvez você gaste um pouco mais de 18 segundos para trocar a lâmpada, mas diante dos argumentos acima, vale a pena gastar esse tempo e ajudar a conter o aquecimento global. Além do valor da conta de luz, é claro.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também