Webinar discute mudança de comportamento para o consumo consciente

Novo relatório da ONU será apresentado e discutido por especialistas no seminário online

No dia 8 de março, das 11h às 12h30 (horário de Brasília), será realizado o seminário “Behavioural Insights – Changing Human Behaviour for Green Growth”, promovido pelo Green Growth Knowledge Plataform(GGKP), UN Environment e ideas 42, com especialistas que irão debater sobre comportamentos do consumo sustentável e crescimento verde.

Na ocasião, será apresentado o novo relatório da UN Environment, “Consuming Differently, Consuming Sustainabilty: Behavioural Insights for Policymaking” (em inglês). O relatório indica caminhos para empregar a ciência do comportamento para aumentar a eficiência do consumo sustentável.

Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, falará sobre o assunto no seminário, assim como  Saugato Saugato Datta, director da ideas42, e Claire Wals, gerente da área de Meio Ambiente e Energia do Poverty Action Lab Abdul Latif Jameel  (J-PAL) do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Após as apresentações, haverá uma discussão moderada por Faisal Naru, Assessor Econômico Sênior da OECD (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), e uma sessão de perguntas e respostas com o público participante.

As demandas da humanidade por recursos naturais são maiores do que a Terra pode produzir. Uma mudança para um crescimento mais sustentável  depende de mudanças em padrões atuais de produção e consumo. Enquanto políticas atuais são bastante focadas em produção e fornecimento, o consumo também precisa ser tratado, alerta o relatório “Consuming Differently, Consuming Sustainabilty: Behavioural Insights for Policymaking”.

Hoje, em menos de nove meses, as pessoas consomem mais recursos que o nosso planeta é capaz de produzir em um ano. E as economias emergentes vão aumentar o consumo – especialistas estimam entre 2 a 3 bilhões de consumidores ingressando na classe média até 2050. Esse crescimento de consumo é insustentável, por isso é essencial resolver esse problema.

O GGKP é uma parceria global de organizações internacionais e especialistas que identificam e endereçam lacunas na teoria e na prática do crescimento verde. Foi  fundada pelo Global Green Growth Institute (GGGI), pela  Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), pelo Programa de Meio Ambiente da ONU (UN Environment) e pelo Banco Mundial.

[Clique aqui para ver os slides e assistir ao vídeo da apresentação]

Leia mais:

Você é um consumidor consciente? Faça o teste e descubra!

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: