Walmart Brasil amplia capacidade de venda de produtores artesanais

Loja virtual da rede oferece produtos artesanais confeccionados por pequenas comunidades e cooperativas de todo o Brasil

O site de vendas do Walmart Brasil, parceiro estratégico do Akatu, agrega desde o mês de julho, uma nova categoria à sua loja virtual – o E-Solidário.
A iniciativa é fruto de uma ação conjunta entre a rede de varejo e a Solidarium, empresa que promove o comércio justo.

O E-Solidário oferece aos consumidores de todo o Brasil produtos desenvolvidos por pequenas comunidades e cooperativas. A lista de itens inclui objetos de decoração, brinquedos e outras utilidades, tudo feito artesanalmente em diferentes regiões do país.

Com a ação, produtores artesanais ganham suporte para a ampliação de suas vendas, que passam a ter alcance nacional e contam com uma rede de distribuição de mais ampla. Além disso, a cada encomenda feita os fornecedores têm 50% do pagamento antecipado.

“Vender produtos mais sustentáveis e com apelo social e, com isso, contribuir para o desenvolvimento das comunidades se encaixa perfeitamente na nossa maneira de ver a sustentabilidade de maneira ampla, completamente inserida no negócio”, afirma Flávio Dias, diretor de E-Commerce do Walmart Brasil.

Segundo Dias, o E-Solidário disponibiliza pouco mais de 100 itens, mas até o final de 2010 este número deve ser quatro vezes maior. Atualmente, mais de 20 empreendimentos de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Maranhão são beneficiados.

Como participar?
Comunidades produtoras ou cooperativas com interesse em fazer parte desta iniciativa devem preencher o Cadastro de Empreendimentos Solidarium.
Em seguida, a empresa entrará em contato com o empreendimento produtor para agendar uma visita na sede. Durante esta visita, será aplicada a ferramenta de diagnóstico e pontuação que busca avaliar os seguintes aspectos:

– Perfil das lideranças;
– Perfil dos associados, cooperados e/ou funcionários;
– Infra-estrutura e capacidade produtiva;
– Linhas de produtos;
– Atuais clientes;
– Renda mensal;
– Práticas gerenciais;

Todos os grupos visitados receberão o resultado do diagnóstico.

Pagamento de preço justo aos colaboradores, combate ao trabalho infantil e respeito ao meio ambiente são alguns dos critérios analisados pela Solidarium . Clique aqui para conhecer todos os critérios avaliados.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: