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09.11.11 às 0:00

Walmart Brasil ajuda o país a reduzir miséria

Atualmente, o projeto incentiva mais de 8.700 famílias em 12 Estados
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O Walmart Brasil assinou um acordo de cooperação com o Governo Federal no Plano Brasil Sem Miséria para promover a comercialização de produtos de agricultura familiar em suas lojas reais e virtuais e capacitar trabalhadores. O pacto foi firmado há pouco mais de uma semana, na Assembleia Legislativa de Porto Alegre (RS), entre o presidente da empresa, Marcos Samaha, e a presidenta Dilma Roussef.

A partir desse acordo, os projetos da rede varejista, como o Clube de Produtores, a Escola Social do Varejo, o E-Solidário e Mulheres Pedreiras vão fazer auxiliar as ações do governo federal para erradicar a miséria no país.

“Para o Walmart Brasil, crescer pressupõe gerar renda, inclusão social e sustentabilidade ambiental”, afirma Marcos Samaha. “Fazemos isso no momento em que estabelecemos como missão corporativa a oferta de produtos com preços mais baixos diariamente e, como missão social, a promoção do autodesenvolvimento dos cidadãos e cidadãs”, conclui.

Clube dos Produtores

A ideia nasceu em 2002 no Rio Grande do Sul e teve adesão de 14 famílias. Atualmente, o projeto incentiva mais de 8.700 famílias em 12 Estados. Até dezembro, o Walmart Brasil estima um gasto total de R$ 125 milhões na compra de produtos in natura e industrializados feitos por pequenos produtores.

Escola Social do Varejo

O objetivo é profissionalizar jovens de baixa renda para o mercado de trabalho. Criado em 2010, até o momento 80% dos alunos capacitados têm um emprego formal. Em todo o país, o programa conta com 1.800 participantes.

E-Solidário

É uma seção do site do Walmart Brasil dedicada à venda de produtos artesanais de empreendimentos sociais espalhados em Paraná, São Paulo, Maranhão e Minas Gerais. A página oferece hoje 400 itens e beneficia 1.800 pessoas.

Mulheres Pedreiras

O programa absorve mão-de-obra feminina preparada pelos cursos em formação de mulheres pedreiras da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), ligada à Presidência da República. Para cada nova unidade do Walmart a ser construída são empregadas 200 trabalhadoras.  Uma loja da Sam’s Club, em São Bernardo do Campo (SP), é a primeira a usar essa mão-de-obra feminina.

O Walmart Brasil é apoiador estratégico do Instituto Akatu.

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