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17.12.07 às 0:00

Wal-Mart inaugura loja “verde”

Inaugurada dia 22 de novembro, no bairro da Granja Viana, em Cotia, Região Metropolitana de São Paulo, a loja de número 3.000 da Rede Internacional Wal-Mart, Parceiro Estratégico do Akatu, movimentou a região, recebendo mais de 15 mil pessoas no seu primeiro dia de funcionamento. A loja fica a cerca de 20 km do centro […]
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Inaugurada dia 22 de novembro, no bairro da Granja Viana, em Cotia, Região Metropolitana de São Paulo, a loja de número 3.000 da Rede Internacional Wal-Mart, Parceiro Estratégico do Akatu, movimentou a região, recebendo mais de 15 mil pessoas no seu primeiro dia de funcionamento.

A loja fica a cerca de 20 km do centro de São Paulo e promete inovar nos quesitos de sustentabilidade e responsabilidade sócio-empresarial .

Na unidade, explica a assessoria da Rede Wal-Mart, tudo é pensado para garantir o respeito às pessoas e ao meio ambiente. “O conceito de desenvolvimento sustentável está incorporado na forma de atuar da empresa, desde o projeto da loja até a oferta de produtos mais saudáveis nas gôndolas”, explica a assessora de imprensa do Wal-Mart em São Paulo, Wilma Loures.

Em meio ambiente, as inovações ficam por conta da construção de um sistema de captação de água da chuva e de duas estações próprias de tratamento de esgoto. As estações e o sistema de captação permitem que a água tratada seja reutilizada nos vasos sanitários da loja, na irrigação do jardim e ainda volte para o solo, sem risco de contaminação.

O Wal-Mart também manteve uma área de preservação ambiental permanente, onde foram plantadas mais de 170 mudas de espécies da Mata Atlântica e transplantados dois Jerivás, espécie nativa da região, e um abacateiro.

Na fachada da loja, uma “parede verde”, coberta por plantas trepadeiras, contribui para a maior integração da edificação com o ambiente e o piso dos estacionamentos mescla concreto e grama, para permitir uma maior absorção da água das chuvas pelo terreno.

Já na área interna, o salão de vendas de 6 mil metros quadrados foi projetado para otimizar o uso da iluminação natural e possui um sistema com lâmpadas especiais para economizar energia elétrica.

No campo social, o investimento ficou a cargo da reforma do Posto de Saúde do bairro do Atalaia, em Cotia, onde foram realizadas a reforma da farmácia, da sala do médico, da cozinha, construção da central de esterilização, reforma e ampliação da enfermaria, e melhorias na parte externa do postinho. O Wal-Mart fez ainda uma doação de R$ 10 mil à CEPAE (Centro de Profissionalização e de Apoio ao Emprego) que atende crianças, jovens e adultos de baixa renda, e oferece cursos profissionalizantes na região próxima à nova loja. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das comunidades de entorno do empreendimento, na região.

No cotidiano da loja, a sustentabilidade está representada ainda pela parceria com cooperativas para o recolhimento de lixo reciclável, e pelo aumento na oferta de produtos orgânicos e sustentáveis no supermercado.

Outro ponto positivo do projeto foi estabelecer um canal de relacionamento com os moradores da região já durante o período da construção da loja, por meio do qual os moradores recebiam informações sobre as ações de sustentabilidade enquanto essas eram implementadas. “A comunidade de Granja Viana é bastante preocupada com a qualidade de vida e harmonia com o meio ambiente e as iniciativas do Wal-Mart foram bem recebidas” explica Wilma, destacando a importância da ação.

O novo empreendimento exigiu um investimento de R$ 45 milhões para a construção de uma área total de 24 mil m2, sendo 6 mil m2 somente para área de vendas. A loja gerou 300 empregos e, segundo a assessoria do Wal-Mart, procurou dar oportunidade a pessoas sem experiência profissional.

O Wal-Mart tem hoje no Brasil 319 lojas e está presente em 15 países.  Todas as suas lojas estão focadas no bem-estar das gerações futuras, garante a assessoria. “A sustentabilidade compreende uma forma de fazer negócio considerando o desenvolvimento em três dimensões: econômica, social e ambiental. Este é o modelo de negócios conhecido como tripple-bottom-line“, define Wilma.

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