loader image
23.05.13 às 17:40

Viva a Mata 2013 promove oficina e passeio ciclístico de conscientização sobre o uso da bicicleta

Atividades têm como objetivo apresentar a bicicleta como uma das soluções para a mobilidade em grandes cidades
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

O Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica trará na sua programação o debate sobre o uso consciente da bicicleta e a segurança aos ciclistas. Para isto, o Instituto Aromeiazero e a Escola Bike Anjo (EBA) realizarão oficinas de arte e de aprendizado para pedalar, além de um passeio ciclístico. Além disso, haverá exposições de parceiros do Instituto, como o projeto de fotos de ciclistas Transite e das peças da Alforjaria. Organizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, o Viva a Mata acontecerá entre os dias 24 e 26 de maio, das 9h às 18h, no auditório do MAM e na Marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

No dia 25/05, das 9h às 12h, a Escola Bike Anjo realizará um passeio ciclístico para um grupo de no máximo 40 pessoas, visando a interação delas com pontos turísticos do Parque Ibirapuera. Os interessados em participar devem se encontrar em frente ao caminhão do projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, da SOS Mata Atlântica, que estará estacionado na Marquise do Parque Ibirapuera para preencher uma ficha de inscrição e deverão lembrar de levar os equipamentos de segurança, como capacete, luva e sinalizadores (luzes na frente e atrás, ou refletor) que serão de uso obrigatório. Ainda no sábado, das 15h às 18h, a organização realizará uma oficina interativa que propõe a reunião de adultos e crianças com voluntários, que passarão orientações sobre suas primeiras pedaladas e dicas para fazer isso de maneira fácil e descontraída.

No dia 26/05, o Instituto Aromeiazero realizará a mostra e oficina interativa Bike Arte. Trata-se de uma exposição de arte voltada para temas relacionados à bicicleta. Fotografias, esculturas, quadros e intervenções de estilização de bicicletas fazem parte da programação do evento, que promove novos artistas paulistanos. A iniciativa tem como objetivo utilizar a arte como meio para tratar da mobilidade e cidades sustentáveis.

Viva a Mata
Realizado às vésperas do Dia Nacional da Mata Atlântica (27/5), o Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica pretende sensibilizar todos os cidadãos sobre a importância desta floresta e promover a troca de informações entre os que lutam pela conservação da Mata Atlântica. Em sua 9ª edição, o evento gratuito tem como tema “Direitos e Deveres Ambientais”. A ideia é chamar a atenção dos visitantes para sua participação nos debates da sociedade sobre as questões ambientais.

A programação do Viva a Mata contará com diversas ações interativas. Seis pavilhões – florestas, mar, ambiente urbano, água, mudanças climáticas e propriedades sustentáveis – reunirão atividades sensoriais e vivenciais sobre cada um desses temas, além de exposições de ONGs que lutam pela sustentabilidade e empresas parceiras.

A programação do evento conta ainda com apresentações musicais e teatros e oficinas. O patrocínio é do Bradesco e o apoio é da Rede Globo, Rádios Eldorado e Estadão, SPTrans e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.

Confira a programação completa aqui.

Siga no Twitter.
Curta no Facebook.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também