loader image
23.05.13 às 10:38

Virada Sustentável será realizada de 06 a 09 de junho em São Paulo

Feiras, oficinas, piqueniques, rodas de conversa e atividades artísticas voltadas para sustentabilidade invadem a cidade
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

Parques, centros culturais, escolas e universidades e estações do metrô serão palco para as centenas de atrações e atividades programadas para a terceira edição da Virada Sustentável, que acontece entre os dias 6 e 9 de junho em diversos pontos da capital paulista.

Neste ano o evento terá quatro dias de duração (de quinta-feira a domingo) e reunirá diferentes modalidades artísticas (cinema, teatro, música, exposições, intervenções urbanas) e atividades (oficinas, rodas de conversa, passeios ciclísticos e expedições) que tenham os temas da sustentabilidade como conteúdo principal.

“O objetivo é mostrar a sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva e inspiradora para a população, destacando que não estamos apenas falando de salvar plantas ou reciclar o lixo, mas sim de um modo mais inteligente de nos organizarmos”, destaca o jornalista André Palhano, idealizador da Virada Sustentável junto com a publicitária Mariana Amaral.

Entre os destaques do ano, estão o “Festival de Tecnologias Sociais – Vire sua Cidade”, reunião de dezenas de ações socioculturais transformadoras que acontece no dia 7 de junho no Centro Cultural São Paulo (CCSP); o “Conta Aí”, série de rodas de conversa nas quais pessoas que estão mudando a cara da cidade poderão relatar suas experiências de vida; os “Pic-Nic Lounge”, organizados em parques públicos; e o “Mercado Verde Mix”, feira de produtos sustentáveis organizado pela equipe do Mundo Mix na Vila Madalena; entre outros.

Além disso, o Instituto Alana realizará atividades voltadas ao bem-estar de crianças, entre as quais o movimento Satisfeito, que fará uma grande campanha com o objetivo de conscientizar e mobilizar restaurantes e consumidores engajados em contribuir no combate à fome de crianças e ao desperdício de alimentos. No Satisfeito (www.satisfeito.com), o consumidor pode escolher refeições em porções reduzidas, um terço menor do tamanho original – quantidade que muitas pessoas acabam deixando no prato. Com essa opção, o consumidor paga o mesmo preço da porção original e o que o restaurante economiza é transferido para organizações que trabalham pela segurança alimentar de crianças. O que for arrecadado na semana de 3 a 9 de junho – incluindo os dias da Virada Sustentável – será dobrado pelo Instituto Alana.

Sobre a Virada Sustentável
A terceira edição da Virada Sustentável acontecerá em São Paulo, de 6 a 9 de junho, com o objetivo de ser um evento que contribui para ampliar a informação sobre sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva para a população. Com a virtude de ser uma mobilização espontânea da sociedade, da qual as pessoas participam porque querem e de diversas formas, a Virada Sustentável cria, sobretudo durante os dias em que é realizada, uma oportunidade para cidadãos se informarem e se engajarem sobre o tema sustentabilidade.

Idealizada por comunicadores que reconhecem a importância da abordagem positiva de um tema para gerar o envolvimento das pessoas, o evento teve sua primeira edição em 2011, quando reuniu mais de 500 mil pessoas em 482 atrações distribuídas em 78 espaços. No segundo ano, mais distribuída por São Paulo, com ações e atrações em todas as regiões da cidade, a Virada se democratizou. Reuniu em torno de 740 mil pessoas em 612 atividades gratuitas localizadas em 149 locais.

Siga no Twitter.
Curta no Facebook.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também