loader image
22.08.19 às 10:51

Virada Sustentável: programação para crianças

Feira de troca de brinquedos, oficinas, filmes, contação de histórias e outras atividades combinam diversão e aprendizado sobre sustentabilidade.

O que será que uma flor sabe sobre a vida? E a mariposa? Um caranguejo pode nos ensinar a ser sustentáveis? Esses e outros personagens vão povoar as histórias que serão apresentadas na Virada Sustentável de São Paulo especialmente para o público mirim. Realizado de 22 a 25 de agosto, o evento vai somar mais de 100 atrações infantis, realizadas em vários pontos da cidade. “As crianças são foco prioritário da Virada deste ano, pois é preciso mudar hábitos e comportamentos desde cedo”, explica André Palhano, fundador e organizador do evento.

Para não perder a chance de levar os pequenos para se divertir e aprender sobre consumo consciente e sustentabilidade, confira algumas atrações de destaque:

Brincadeira
– Dia 24, às 10h, no Parque Chuvisco: Brincadeiras Tradicionais e Vivências com a Natureza, com direito a bons momentos de diversão e estímulos sensorial e criativo.
– Dias 24 e 25, às 11h30, na Praça Cidade de Milão: a Madri Festas e a Rua sem Wi-Fi promovem divertidas brincadeiras de rua na Feira do Bem.
– Dia 25, às 11h, no Parque Mario Covas: a Kombi dos Sonhos abre as portas para estações de leitura, pintura, música, cozinha lúdica, jogos e bolhas de sabão.

Oficina
– Dia 23, às 10h, no Espaço Alana: Construção de Brinquedos com Materiais Recicláveis, valorizando a criação espontânea das crianças.
– Dia 24, às 9h30, no Quitanda: Upcycling de Resíduos em Brinquedos Incríveis, em que as crianças vão aprender a transformar embalagens em brinquedos duráveis.

Feira
– Dia 24, às 10h, na Brinquedoteca do Parque Chuvisco: Feira de Troca de Brinquedos, uma atividade para pais e filhos repensarem a forma de consumo.

Contação de história
– Dia 23, às 14h, no CEU Uirapuru: Irene Tanabe conta Histórias Ambientais com Origamis, reutilizando jornais e revistas como matéria-prima das dobraduras.
– Dia 24, às 10h, no Parque Ibirapuera: Yoga com Histórias, que o casal João Soares e Rosa Muniz oferece para as crianças e suas famílias. Atualmente, eles têm um programa com o mesmo nome na TV Rá Tim Bum.
– Dia 24, às 12h, na Fábrica de Cultura Jaçanã: Markito Alonso narra Oceanos Plásticos, a história do menino Alonsito que embarca em uma aventura pelos mares com o objetivo de limpá-los.
– Dia 25, às 15h, no CEU Perus: Cadê a Água, da Cia. Pé do Ouvido, apresenta três histórias populares nas quais esse precioso líquido é tema central.

Circo
– Dia 23, às 9h, no CEU Jaçanã: Cia Reprises faz a intervenção cômica de palhaços Nó em Pingo D’água. O espetáculo tem composições musicais, esquetes, brincadeiras e jogos.
– No dia 24, às 12h, no Parque Ibirapuera: Malabarismo Possível, uma vivência da Cia do Relativo para que crianças e adultos experimentem jogos cooperativos.
– Dia 25, às 11h, na Avenida Sumaré: a Trupe Baião de Dois apresenta a segunda edição do Sumaré Sustentável, com linguagens de acrobacia, perna-de-pau, números aéreos e danças populares.

Música
– Dia 24, às 11h, no Parque Chuvisco: Os Mafagafos convidam as crianças a fazerem exercícios práticos de percepção usando instrumentos musicais feitos de sucatas.
– Dia 25, às 11h, no Parque Ibirapuera: a Orquestra Modesta apresenta o inédito Canções para Pequenos Ouvidos, primeiro espetáculo do grupo só com músicas autorais.

Cinema
– Dia 22, às 9h, no CEU Três Lagos: animação Um Plano Para Salvar o Planeta , um episódio especial de férias da Turma da Mônica.
– Dia 23, a partir das 9h, na Fábrica de Cultura Sapopemba: Mostra Ecofalante exibe curtas infantis com temáticas sobre mobilidade urbana, energias renováveis e ciclos da natureza.

Teatro
– Dias 22 e 23, às 10h, no CEU Vila Rubi: Saci, Uma Viagem Ecológica através das Lendas Brasileiras, da Cia. Tonho da Lua, valoriza os mitos da mata em uma história bem humorada, além de contribuir para a conscientização ecológica.
– Dia 23, às 10h, no Galpão da Zona Leste – Fundação Tide Setubal: O Meio Ambiente pede Socorro, espetáculo resultado de pesquisas e atividades desenvolvidas no Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) e que envolve questões ambientais.

Exposição
– Dia 22 a 25, às 10h, na Biblioteca do CEU Parque Anhanguera: Exposição de Brinquedos feitos com material reciclável.
– Dia 24, às 12h, na Fábrica de Cultura – Jardim São Luís: Arte para Favela expõe trabalhos do grupo Os De Menor, formado por cinco jovens grafiteiros.

Quer conferir toda a programação da Virada Sustentável? Clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também