loader image
12.06.13 às 16:29

Virada Sustentável conta com a presença de 820 mil pessoas

Mega evento teve participação da sociedade em 695 atrações gratuitas
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Mais de 800 mil pessoas participaram das atrações e atividades de conteúdo educativo sobre sustentabilidade reunidos na terceira edição da Virada Sustentável, realizada entre os dias 6 e 9 de junho, em São Paulo. De acordo com a organização do evento, os números finais encerram um total de 695 atrações gratuitas, distribuídas em mais de 150 locais da cidade, como parques, centros culturais, escolas, universidades, estações do metrô e outros.

Criada para difundir os conceitos de sustentabilidade para a população a partir de uma abordagem positiva e alegre, a Virada Sustentável ocorreu durante quatro dias – uma inovação desta edição, pois anteriormente era feita em dois dias – e reuniu diferentes modalidades artísticas (cinema, teatro, música, exposições, intervenções urbanas) e atividades (oficinas, rodas de conversa, passeios ciclísticos e expedições) que tiveram a sustentabilidade como conteúdo principal. A ideia foi mostrar a diversidade de temas que compõem a sustentabilidade, incluídos os de cunho mais social, como a busca pela qualidade de vida, mobilidade urbana e diversidade.

“Foram quatro dias muito especiais. Essa foi a Virada Sustentável com maior participação da sociedade civil na construção do evento, tivemos novidades como o Conta Aí e o Festival de Tecnologias Sociais e, mais uma vez, milhares de pessoas saíram das atividades mais felizes e conscientes”, destaca o jornalista André Palhano, um dos organizadores da Virada Sustentável.

A variedade de organizações e entidades envolvidas novamente enriqueceu o movimento, que contou com a participação direta do governo estadual, empresas, universidades, escolas, muitas ONGs, e equipamentos culturais de todas as regiões da cidade, inclusive na periferia. Em 2013, a Virada Sustentável teve como principais parceiros a Braskem, patrocinadora master do evento; os apoios foram da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Schneider Eletric, Lead Comunicação, Catraca Livre, Senac e Sesc-SP.

Entre os destaques da programação da Virada Sustentável em 2013 estão o ‘Conta Aí‘ , série de rodas de conversa nas quais pessoas que estão mudando a cara da cidade puderam relatar suas experiências de vida e as atividades que promovem; os “Pic-Nic Lounge”, organizados em parques públicos; o “Mercado Verde Mix”, feira de produtos sustentáveis organizado pela equipe do Mundo Mix na Vila Madalena; o “Festival de Tecnologias Sociais – Vire sua Cidade”, que reuniu dezenas de ações socioculturais transformadoras; e o Pic Nic da Rua Agusta; entre outros.

“Também nos chamou a atenção neste ano o grande interesse das pessoas em participarem das mais de 170 atividades da programação Zen. A população de São Paulo está buscando uma energia mais positiva, saudável e pacifica”, destaca Mariana Amaral, também organizadora da Virada Sustentável.

Curta no Facebook.
Siga no Twitter.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também