loader image
25.08.16 às 12:35

25 atividades imperdíveis da Virada Sustentável ligadas ao Consumo Consciente

Sexta edição do evento em São Paulo acontece de 25 a 28 de agosto com mais de 800 atividades espalhadas por toda a cidade
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Virada Sustentável 2015 – Crédito da imagem: Divulgação/Virada Sustentável

 

A sexta edição da Virada Sustentável acontece em São Paulo a partir desta quinta-feira, 25 de agosto, até o domingo 28 de agosto. Descrito como o “maior festival de educação e mobilização para a sustentabilidade do Brasil”, o evento conta com mais de 800 atividades espalhadas por toda a cidade. Por isso, o Instituto Akatu fez uma seleção especial de 25 atividades relacionadas especificamente ao consumo consciente.

Tendo como principal eixo temático os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Virada abrange diversos dos temas tratados permanentemente pelo Akatu, como as questões de uso da água, desperdício de alimentos, mobilidade e descarte de resíduos. As principais atividades acontecem em locais como Parque do Ibirapuera, Biblioteca Villa Lobos, Biblioteca São Paulo e Unibes Cultural, mas também estão espalhada por todas as regiões da cidade em CEU’s, Fábricas de Cultura, estações de metrô e outros locais.

Entre os destaques selecionados pelo Akatu aparecem feiras de trocas de roupas e livros, exposições, oficinas de culinária e manutenção de bicicletas, jogos, gincanas, rodas de conversa e palestras sobre temas como mobilidade, reciclagem e crise hídrica. Confira abaixo as 25 atividades, separadas por tema (clique no nome de cada uma para mais informações na página oficial do evento):

ÁGUA

ContAí – Água: aprendemos com a crise

O ContAí são rodas de conversas inspiradoras com quem faz a diferença na cidade, num formato leve e descontraído e com participação ativa do público. Serão 12 palestras com temas relacionados à sustentabilidade, como Água, Mobilidade Urbana, Kebrada, Saúde e Educação, entre outros. Cada palestra terá 10 minutos de duração e será seguida de interação com o público participante

Marussia Whately – Aliança Pela Água
Stela Goldenstein – Águas Claras do Rio Pinheiros
José Bueno – Rios e Ruas
Malu Ribeiro – SOS Mata Atlântica

Data(s): 25 de agosto
Horário: 14h
Local: Rua Oscar Freire, nº 2500, Pinheiros

ALIMENTAÇÃO

Espaço gastronômico: Bikefoods e orgânicos

Espaço de bikefoods e alimentos veganos e orgânicos ao longo de todo o dia para quem acompanhar a programação do (Vida)³ na Praça.

Data(s): 27 e 28 de agosto
Horário: 11h
Local: Praça Alexandre de Gusmão, nº S/N, Jardim Paulista

Feed Truck: o retorno

Projeto que recolheu alimentos que seriam desperdiçados pelos restaurantes e os transformou em comida de qualidade para pessoas em situação de rua do Rio de Janeiro. A iniciativa aconteceu em abril de 2015 e foi criada pela agência Africa para a Ong Make The Smile, em parceria com a Truckvan.
Agora o Feed Truck será reativado pelo projeto Satisfeito, movimento que luta pelo combate ao desperdício de alimentos, a fome e má nutrição por meio de ações sustentáveis em restaurantes, gerando conscientização sobre o tema e levantando recursos para garantir a segurança alimentar.

Data(s): 27 de agosto
Horário: 12h
Local: Praça Marechal Cordeiro de Farias, nº S/N, Higienópolis

Oficina Alimentação Sustentável e Ciclo do Alimento

A atividade “Alimentação Sustentável e Ciclo do Alimento” será realizada pela investidora de impacto Positive Ventures junto a empresas parceiras e tem como principal objetivo desenvolver práticas que estimulem bem-estar, saúde, consumo consciente e sustentável em meio ao ambiente urbano. A atividade será dividida em duas partes: workshop de reaproveitamento de alimentos e ensinamento de técnicas de plantio de hortas urbanas.

Data(s): 28 de agosto
Horário: 10h30
Local: Positive Ventures – Rua Gumercindo Saraiva, nº 54, Jardim Europa

Oficina culinária

Elaboração de pratos com reaproveitamento de alimentos.

Data(s): 26 e 27 de agosto
Horário: 13h30 (dia 26) e 9h (dia 27)
Local: Rua Serra da Juruoca, nº 102, Jardim Lapenna

CONSUMO CONSCIENTE

Jogo Tomorrow

Este jogo tem o objetivo de despertar a imaginação dos participantes e permitir que eles apresentem sugestões, mesmo que incomuns, para solucionar problemas do amanhã. Os grupos receberão cartas com substantivos e adjetivos que, quando retiradas, deverão ser combinadas com outras cartas para a construção de ideias e projetos relacionados aos desafios da sustentabilidade. Ao propor combinações, muitas vezes impensáveis, é possível propor ideias criativas, inéditas e inspiradoras.

Data(s): 27 de agosto
Horário: 11h
Local: Parque do Ibirapuera – Tenda Jogos

Palestra Diminuindo o Consumo e Expandindo a Consciência

Uma palestra promovida pela “Quero Evoluir” que fará com que cada participante entenda a importância de viver uma vida equilibrada e pautada em autocontrole, autorreflexão e evolução consciente constante.

Palestrante: Luck – Co-criador do Quero Evoluir e sócio e treinador da Pandora Evolução Consciente.

Data(s): 28 de agosto
Horário: 16h30
Local: Rua Mateus Grou, nº 159, Pinheiros

Roda de Conversa e Lambe-lambe #VivercomMenos

Roda de conversa para dialogar e trocar experiências sobre o tema #VivercomMenos e colagem coletiva de lambe-lambe. Os facilitadores da roda (integrantes do Imagina Coletivo) irão compartilhar experiências e referências sobre o tema, sensibilizando os participantes para as alternativas de consumo mais saudáveis e sustentáveis.

Data(s): 28 de agosto
Horário: 11h
Local: Parque do Ibirapuera ; Tenda Jogos

Slow Market

O Slow Market é um espaço para passear com amigos e família, conversar com os produtores, ver workshops e demonstração de processos de produção e ter algumas surpresas gostosas ao longo do dia. Uma deliciosa experiência de consumo consciente. Algumas marcas que estarão presentes: Flávia Aranha, Comas, Bioart, Bambusa, Santiago Pães, Ana Bento, We-Did, Cup Cão e Primeira Folha.

Data(s): 27 e 28 de agosto
Horário: 10h
Local: Rua Maranhão, nº 617, Higienópolis

FEIRAS DE TROCAS

Feira de Desapego – Escambanagem

Este evento, mais do que a possibilidade de fazer trocas, é um exercício de repensar a forma como consumimos e lidamos com o apego. Os organizadores recebem as peças “desapegadas”, depois, os participantes podem olhar e etiquetar as peças de interesse e as peças que sobrarem serão destinadas a alguma instituição. A dica é levar somente o que realmente for usar. Sem apegos!

Data(s): 28 de agosto
Horário: 10h
Local: Parque do Ibirapuera ; Gramado

Feira de Trocas de Brinquedos, Jogos, Livros Infantis e Fantasias – Quintal de Trocas

O Quintal de Trocas & a Virada Sustentável promovem “Quintal de Trocas – Feira de Trocas de Brinquedos, Jogos, Livros Infantis e Fantasias”, evento que incentiva a prática do compartilhamento, estimula o olhar para o excesso de consumo e a importância do brincar.
O evento tem como intuito reunir a maior quantidade de pessoas, na maior feira de trocas que a cidade já viu. Vamos celebrar a brincadeira!

Data(s): 28 de agosto
Horário: 11h
Local: Parque do Ibirapuera ; Vila do Brincar – Gramado

Feira de Troca de Livros, Gibis e Mangás

Feira de trocas organizada pela Biblioteca Camilo Pedro dos Reis e aberta a toda a comunidade. Para participar, basta levar livros (não didáticos), gibis ou mangás em bom estado, apresentá-los aos funcionários da biblioteca e trocá-los por itens de nossa banca ou por vale-trocas

Data(s): 25 a 28 de agosto
Horário: 9h
Local: CEU São Mateus – Rua Curumatim, nº 201, Parque Boa Esperança

Trocaí – feira de troca solidária

Trocaí é uma feira de trocas de roupas, acessórios e objetos pequenos. Para participar da feira, basta levar itens em bom estado para trocar. Na entrada, os itens passam por uma rápida triagem para classificar as peças que estão boas para troca. A cada peça válida, o participante recebe um vale-troca e pode escolher qualquer item exposto na feira.  O objetivo do Trocaí é promover a economia solidária, gerando inclusão social, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário.

Data(s): 27 e 28 de agosto
Horário: 12h
Local: UNIBES Cultural ; Pátio – Rua Oscar Freire, nº 2500, Pinheiros

Trocaria – Feira de troca de roupas e acessórios

O Trocaria é um movimento que incentiva o consumo consciente e colaborativo da moda através da troca e da prática do reuso. Para participar basta levar até 15 peças de roupas limpas e em bom estado, a curadoria é feita na hora e serão entregues fichas equivalentes (moeda da Trocaria e que não vale dinheiro). Existe uma tabela correspondente, onde uma blusa pode valer 1 a 2 fichas, por exemplo. A pessoa escolha o que quiser das araras e é só devolver as fichas equivalentes.

Data(s): 27 de agosto
Horário: 12h
Local: Parque do Ibirapuera ; Gramado

MOBILIDADE

Bonde Poético

O projeto criado por Eduardo Srur consiste em recriar o primeiro meio de transporte público utilizado na capital paulista: o bonde. Com muita leveza e história por trás, a obra irá questionar a mobilidade urbana nas grandes cidade. Patrocinado pela Ticket, o Bonde Poético terá sua primeira aparição no “Pic Nic no asfalto do Parque Augusta” e promete outras!

Data(s): 28 de agosto
Horário: 14h
Local: Rua Augusta

ContAí – Mobilidade Urbana: o futuro da mobilidade

O ContAí são rodas de conversas inspiradoras com quem faz a diferença na cidade, num formato leve e descontraído e com participação ativa do público. Serão 12 palestras com temas relacionados à sustentabilidade, como Água, Mobilidade Urbana, Kebrada, Saúde e Educação, entre outros. Cada palestra terá 10 minutos de duração e será seguida de interação com o público participante

Lincoln Paiva – Instituto Mobilidade Verde
Suzana Nogueira – Coordenadora de Projetos Cicloviários da CET
Guillermo Petzhold – WRI Cidades Sustentáveis
Ana Odila – SPtrans

Data(s): 25 de agosto
Horário: 15h
Local: UNIBES Cultural ; Biblioteca – Rua Oscar Freire, nº 2500, Pinheiros

Espaço Bikes: oficina de conserto e bicicletário

Durante a tarde de sexta, São Miguel contará com um espaço especial e diversas atrações. Uma oficina de conserto de bicicletas estará disponível para quem vier participar do Rua para pessoas. Além disso, quem for pedalando terá no bicicletário um espaço reservado para guardar a bike e aproveitar o evento com tranquilidade.

Data(s): 26 de agosto
Horário: 14h
Local: Rua Américo Gomes da Costa, nº S/N, Vila Americana

Galpão da Bike – Instituto Aromeiazero

Atividade desenvolvida pelo Instituto Aromeiazero. Atividade com locação de bikes infantis para crianças fazerem um circuito no parque e apoio para dicas e concertos de problemas comuns nas bicicletas.

Data(s): 27 de agosto
Horário: 11h
Local: Parque Burle Marx ; Gramados e Bosques – Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, nº 200, Vila Andrade

Pedalada da Virada Sustentável

O domingo começa com uma pedalada saindo da Praça dos Arcos (Praça Marechal Cordeiro de Farias) – no finalzinho da Avenida Paulista, esquina com a Avenida Angélica. Com concentração às 8h30 e saída às 9h, a pedalada seguirá por ciclovias até o Parque Ibirapuera, onde ocorrem as demais atividades.
A pedalada é gratuita e aberta, sendo permitida a participação de crianças acima de 12 anos acompanhadas de um responsável. Abaixo dessa idade podem ser levadas em cadeirinhas, sempre sob supervisão de um adulto.
A chegada ao Parque Ibirapuera se dará até as 10h, quando começam a Gincana e a Caça ao Tesouro, atividades abertas a todas as idades.
Oferecimento Hospital Bandeirantes.

8h30 – Concentração
9h – Saída, com trajeto pela Avenida Paulista, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia e Avenida Manuel da Nóbrega

Data(s): 28 de agosto
Horário: 8h30
Local: Praça dos Arcos – Praça Marechal Cordeiro de Farias, nº S/N, Higienópolis

RECICLAGEM E DESCARTE DE RESÍDUOS:

Exposição “Reciclando Ideias – 2ª Edição”

“Reciclando Ideias – 2ª Edição” busca incentivar a consciência e preocupação com o meio ambiente por meio das diversas formas de ressignificar aquilo que seria descartado, dando novos significados e utilidades para estes novos objetos.

Data(s): 25 a 28 de agosto
Horário: 7h às 22h
Local: Rua Melo Freire, sem número, Tatuapé

Gincana Recicle Mais, Pague Menos

Uma competição educativa entre sete Centros Educacionais Unificados (CEUs), que visa estimular o hábito da reciclagem entre os alunos e seus familiares. Entre 24 e 27 de agosto os CEUs receberão materiais recicláveis, que serão pesados, precificados e o valor doado como desconto na conta de energia elétrica ao GRAACC, com premiação para as três unidades que mais arrecadarem resíduos.

Data(s): 25 a 27 de agosto
Horário: 9h
Locais: vários (confira todos clicando aqui)

Oficina de Reciclagem

Oficina artística a partir dos resíduos de papel recolhidos durante a semana nas escolas do CEU. A proposta é construir uma instalação em conjunto com as mulheres responsáveis pela limpeza desses espaços e as crianças que os utilizam

Data(s): 25 de agosto
Horário: 16h30
Local: CEU Heliópolis – Estrada das Lágrimas, nº 2385, São João Clímaco

Oficina Recicle com a Quitanda

Recebimento de resíduos sólidos (embalagens) e demonstração de máquina para compostagem automática. Público poderá tirar dúvidas sobre reciclagem por meio de educador ambiental da cooperativa You Green.

Data(s): 25 a 28 de agosto
Horário: 9h às 19h
Local: Quitanda – Rua Mateus Grou, nº 159, Pinheiros

SUSTENTABILIDADE

Circuito de Jogos Ambientais

O Circuito de Jogos Ambientais é composto por três jogos, com diferentes metodologias e objetivos: jogo da memória, quiz ambiental e jogo ODS

Data(s): 27 e 28 de agosto
Horário: 12h
Local: Parque do Ibirapuera ; Tenda Jogos

Exposição – Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

“Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), uma agenda de desenvolvimento apresentada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para definir novos caminhos que tragam melhorias na vida das pessoas e do planeta.

Data(s): 25 a 28 de agosto
Horário: 7h às 22h
Local: Estação do Metrô Faria Lima – Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 940, Pinheiros

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também