loader image
16.10.17 às 11:12

Consumo consciente de energia chega a 10 cidades de SP

Ações realizadas com públicos de escolas, ONGs e colaboradores da Elektro estimularam mudanças de hábito de consumo de energia para reduzir desperdícios

“Mãe, não deixe a geladeira aberta, vai desperdiçar energia!” A bronca dada por um aluno de uma escola de Tatuí (SP), a um membro de sua própria família, prova que ele de fato teve uma mudança de comportamento após ser envolvido em atividades de consumo consciente em sala de aula, dentro do Projeto Prioritário de Eficiência Energética “Ações de comunicação e Marketing para melhoria da eficiência energética no uso final da energia elétrica”, realizado pelo Instituto Akatu em parceria com a distribuidora de energia Elektro.

De março a dezembro de 2016, foram promovidas ações com três diferentes públicos: escolas, colaboradores da Elektro e comunidades (42 ONGs, com mobilização de mais de 2.500 pessoas), em 10 cidades do estado de São Paulo: Tatuí, Limeira, Rio Claro, Guarujá, Itanhaém, Registro, Francisco Morato, Andradina, Votuporanga e Três Lagoas. Esse projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Aneel, programa que visa promover o uso eficiente e racional de energia elétrica em todos os setores da economia.

Nas escolas, primeiramente houve uma formação de mais de 1 mil professores, que participaram de encontros para trabalhar os conceitos de consumo consciente e para falar da importância do uso consciente de energia elétrica, por meio de debates, atividades em grupo e apresentação de vídeos.

Na segunda fase do projeto nas escolas, foram mobilizados 1.311 professores que atendem ao Fundamental I e II, que foram treinados para usar a plataforma do Edukatu, rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade. Novos conteúdos foram criados para o Edukatu para abordar o tema do consumo consciente de energia como o jogo “Energia Todo Dia”, infográficos, vídeos e planos de aulas. Analistas do Akatu estiveram nas 10 cidades envolvidas no projeto para orientar os professores.

A ação culminante nas escolas foi o “Desafio Energia Todo Dia”, que convocou escolas da área de atuação da Elektro a realizar uma Feira de Ciências priorizando a criação de projetos sobre consumo consciente de energia elétrica. Mais de 2.800 alunos e 260 professores participaram do desafio.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Eunice Pereira Camargo, em Tatuí (SP), foi a vencedora do desafio. Os alunos prepararam o projeto Salvei o Meu Planeta, que contou com a produção de uma maquete de energia eólica para a Feira de Ciências, além de outras atividades como dança, teatro, fanfarra, caminhada e decoração de natal. “As atividades foram além dos muros da escola. Nós plantamos a sementinha e eles mesmos percebem as coisas ao redor”, disse Renata de Sousa Morais, professora de Artes, uma das líderes do projeto vencedor. Segundo ela, o Edukatu foi aprovado tanto professores como alunos da escola. “O material do Edukatu é lúdico; a criançada se apegou muito aos jogos. Usar a plataforma é muito gratificante. Indico a outros professores!”

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também