loader image
25.11.15 às 16:32

Participe da Mobilização Mundial pelo Clima em 29 de Novembro

Maior mobilização global sobre Mudanças Climáticas acontecerá em mais de 2 mil cidades. Akatu participará da ação em São Paulo

No dia 29 de novembro (domingo), será realizada a maior Mobilização Mundial pelo Clima, que reunirá milhares de pessoas em mais de 2 mil cidades pelo mundo. O ato envolve organizações sociais e movimentos ambientais, entre elas o Avaaz, o Greenpeace, o Engajamundo e o Observatório do Clima. São Paulo está entre as três principais cidades globais onde haverá a mobilização, junto a Londres e Berlim. Ao todo, mais de 110 grupos e instituições organizam a manifestação paulistana.

O Instituto Akatu é uma das instituições que apoiam a Mobilização, e vem divulgando a iniciativa em suas redes sociais. A transição acelerada para estilos de vida mais sustentáveis, com maior adoção de hábitos de consumo consciente, e a produção e o consumo sustentáveis são causas prioritárias na redução de emissão de Gases de Efeito Estufa e crescimento da economia – e jeito de viver! – de “baixo carbono”. O Akatu trabalha incessantemente com projetos de Educação e Comunicação sobre temas como os Caminhos para a Produção e o Consumo Sustentáveis, e acreditamos que a mobilização de toda a sociedade, das mais diversas maneiras, é essencial para que essa transição tenham maior escala e velocidade.

As atividades começarão a partir das 11h, em frente ao MASP, na Avenida Paulista. Haverá atividades culturais, oficinas e intervenções das organizações que assinam o movimento. Às 13h30, iniciará a concentração da marcha, que sairá às 14h em direção ao Parque Ibirapuera. E às 17h está programado o Show do Clima com o cantor Lenine no Auditório Ibirapuera. Também haverá as participações especiais de Arnaldo Antunes e Mariana Aydar (assista ao vídeo em que os três cantores convidam todos os paulistas para o evento). A mestre de cerimônias do evento será a atriz Letícia Sabatella. Estão inclusas também apresentações curtas sobre as mudanças climáticas durante a programação musical. Toda a programação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura. Veja mais detalhes no site da Mobilização Pelo Clima SP.

Além de São Paulo, haverá também mobilizações em outras cidades brasileiras. Em Fortaleza (CE), por exemplo, os manifestantes se concentrarão às 15h em frente ao Centro Dragão do Mar para uma grande marcha que percorrerá vários pontos da capital cearense (veja mais detalhes no vídeo de divulgação dos organizadores).

Todas as mobilizações acontecerão um dia antes do início da COP21 – Conferência do Clima de Paris, a mais importante reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o aquecimento global. Nela, líderes mundiais pretendem chegar a um acordo global para combater as mudanças climáticas. A Marcha Mundial pelo Clima em Paris foi cancelada, mas as outras 2 mil cidades que participarão do movimento global se comprometem a representar a cidade

Leia também:

ONU lança vídeo sobre a adaptação às alterações climáticas

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também