loader image
29.05.15 às 17:41

USP Piracicaba adota programa de redução de consumo de proteína animal

Uma vez por semana, refeitórios irão servir refeiçoes sem carne, para ajudar meio ambiente, saúde das pessoas e animais

Crédito: Divulgação,

O campus Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP), servirá apenas refeições sem carne no seu restaurante um dia por semana.

A decisão foi inspirada pela campanha Segunda Sem Carne, um movimento global promovido pela Humane Society International  (HSI) e diversas outras organizações, que pede que as pessoas deixem a carne fora de seus pratos um dia por semana para ajudar o meio ambiente, a saúde humana e os animais.

A nossa pegada ambiental pode ser significativamente reduzida com o consumo de mais refeições à base de plantas. A produção animal é um dos principais contribuintes para as mudanças climáticas, o desmatamento, a poluição da água e uso dos recursos hídricos.

Reduzir o consumo de produtos de origem animal também pode beneficiar a saúde humana. Uma dieta baseada em vegetais pode prevenir doenças crônicas que assolam o mundo – como a obesidade, problemas cardíacos e acidentes cardiovasculares.

A Segunda Sem Carne também reduz o sofrimento animal. Animais usados na produção de alimentos no Brasil são intensivamente confinados e passam suas vidas inteiras em gaiolas tão pequenas que mal conseguem se mexer.

Escolas, governos, empresas de alimentos e outras instituições no Brasil e em outros países já estão participando da Segunda Sem Carne. As escolas da Rede Municipal de Educação de São Paulo só servem refeições sem carne todas as segundas-feiras. Nos EUA, o Distrito Escolar Unificado de Los Angeles, segundo maior distrito escolar do país, também participa da Segunda Sem Carne. O movimento também é apoiado por celebridades como Paul McCartney e Gilberto Gil.

Leia mais:

Produção de carne bovina é mais poluente que de outras proteínas animais

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também