loader image
28.11.07 às 0:00

Uso consciente do dinheiro e do crédito é tema de campanha na Nestlé

Começou na semana passada o projeto piloto, sobre Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito, desenvolvido pelo Akatu junto aos funcionários da Nestlé, parceira pioneira do Instituto. Os trabalhos estão sendo realizados na unidade da empresa em Caçapava (SP), e o tema foi escolhido para ajudar os funcionários a fazer uma boa gestão de seus […]
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Começou na semana passada o projeto piloto, sobre Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito, desenvolvido pelo Akatu junto aos funcionários da Nestlé, parceira pioneira do Instituto. Os trabalhos estão sendo realizados na unidade da empresa em Caçapava (SP), e o tema foi escolhido para ajudar os funcionários a fazer uma boa gestão de seus próprios recursos financeiros e a analisar os impactos de suas escolhas de consumo sobre o próprio orçamento, as relações sociais, a natureza e a economia.

De acordo com Silvia Zannoti, diretora da Fundação Nestlé Brasil, a empresa, como parceira pioneira do Akatu, investe na disseminação do consumo consciente desde a formação do Instituto. "Desde então, temos desenvolvido algumas temáticas com mais profundidade, a primeira que trabalhamos foi o consumo consciente de alimentos. Agora, com o aumento da oferta de crédito, decidimos trabalhar com um grupo piloto de colaboradores o conceito do consumo consciente do dinheiro e do crédito".

Nos dois primeiros dias, o Akatu ministrou palestra para os cerca de mil colaboradores da fábrica de alimentos, divididos em cinco turmas. As apresentações abordaram, inicialmente, o tema do Consumo Consciente, de forma geral, para sensibilizar a platéia quanto ao poder de transformação contido nas decisões de consumo.

Após as palestras, cerca de 155 colaboradores se ofereceram para fazer parte do chamado Grupo de Reedição, que irá desenvolver o trabalho de sensilização e mobilização no tema do dinheiro e do crédito junto aos demais funcionários da empresa a partir do ano que vem.

As atividades continuarão em dezembro, quando será desenvolvido um trabalho pelo Akatu junto a este Grupo, por meio de dinâmicas, oficinas, apresentações e jogos, de maneira a inicialmente sensibilizar e mobilizar os membros do Grupo para o tema e, em seguida, capacitá-los a transmitir seus conhecimentos da melhor forma a seus colegas de trabalho. A partir das informações adquiridos nesta fase do projeto, o Grupo criará formas de sensibilizar e mobilizar os demais colaboradores para o tema, respeitando as particularidades da fábrica.

Esta etapa deve durar em torno de um mês, durante o qual os funcionários contarão também com uma campanha de comunicação interna, visando criar uma ambiência positiva para o tema do consumo consciente, e que será realizada durante todo o período das atividades do projeto. A campanha deve utilizar os veículos de comunicação internos da empresa (murais, periódicos, intranet etc) e buscará também incentivar os funcionários a participarem das atividades propostas no projeto.

Segundo Silvia Zanotti,a expectativa é que, ao final do projeto, os conceitos de consumo consciente sejam internalizados pelos colaboradores da empresa e que a capacitação os oriente "para que tenham uma vida financeira saudável".

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também