loader image
04.12.10 às 10:39

Universitários participam de Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente

Atividades realizadas pelos estudantes da Unicamp atingiram também pessoas das comunidades do entorno do campus
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Os calouros da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foram recebidos pelos veteranos, mais uma vez, de forma diferente. Ao invés do tradicional trote universitário, os alunos realizaram, entre os dias 5 e 8 de março, o Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente. Em parceria com o Instituto Akatu, o objetivo da ação é sensibilizar e mobilizar os calouros e veteranos para práticas de cidadania e de consumo consciente.

Participaram do projeto, além da Comissão Organizadora do Trote, cerca de 120 veteranos voluntários e aproximadamente 700 calouros de 36 cursos. Além deles, funcionários, professores e outros estudantes (público estimado em aproximadamente 30 mil pessoas) e as comunidades do entorno do campus também integraram as ações do Trote, em sua quinta edição este ano.

Neste ano, o Trote teve quatro dias de atividades, um a mais do que nos anos anteriores. Em 3 de março, antes do início do evento, a Comissão Organizadora do Trote e os veteranos voluntários do projeto participaram de uma oficina de capacitação em Consumo Consciente e da aplicação de Jogos Cooperativos. O trabalho foi realizado pelo Akatu com o objetivo de formar reeditores para que possam trabalhar os conceitos junto aos calouros. Foram capacitados 150 estudantes, quase o dobro do Trote de 2006, que receberam informações sobre minimização de resíduos, coleta seletiva, desperdício de alimentos e consumo como ato de cidadania voluntária.

A recepção dos calouros teve início na segunda-feira, dia 5, com uma palestra realizada por Aron Belinky, gerente de Pesquisas e Métricas do Instituto Akatu, sobre coleta seletiva. Em seguida, os calouros foram levados pelos veteranos às cooperativas de reciclagem Santa Genebra e Cooperbarão. A ação teve a cobertura da imprensa local, que também mostrou a evolução do trabalho nas cooperativas. Em seguida, os alunos participaram da campanha de conscientização nas ruas, explicando às pessoas da comunidade próxima à universidade a importância da coleta seletiva. Segundo Andréa Matsui, aluna do quarto ano da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e coordenadora geral do projeto Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente, cerca de 300 alunos participaram desse primeiro dia de atividades.

À noite, houve o evento de abertura oficial da semana de trote, com a participação do subprefeito do distrito de Barão Geraldo, Thiago Ferrari, do reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge e do diretor-presidente do Akatu, Helio Mattar, que explicou a importância da adoção, por todos, de um consumo que leve em conta os seus impactos sobre o próprio indivíduo, as relações sociais, o meio ambiente e a economia. Além desses, participaram vários diretores de faculdades e empresas envolvidas com o trote.

Andréa Matsui, também presente no evento, destacou a importância de trabalhar o consumo consciente na universidade. “A Unicamp, como uma das universidades que preza pela excelência, forma líderes para o Brasil. Se esses líderes forem conscientes, tanto melhor”, afirmou. O reitor José Tadeu Jorge também manifestou interesse, no evento, em tornar a Unicamp a universidade mais consciente do país.

Na terça-feira, dia 6, o trote teve início com uma palestra da consultora do Akatu, Maluh Barciotte, sobre o poder transformador do consumidor. Após o fim da apresentação, os veteranos capacitados no sábado anterior levaram os alunos a seis instituições infantis próximas à Unicamp, para mostrar às crianças a importância de ações voltadas para a sustentabilidade. As crianças receberam cartilhas e material produzido pelo Akatu, participaram de jogos de mímica e produziram de brinquedos com sucata. De acordo com Adriana Quedas, da equipe de Mobilização Comunitária do Akatu e líder do projeto, esta foi a atividade em que mais houve integração entre os alunos e as crianças. “O envolvimento dos estudantes com as crianças foi surpreendente”.

Na quarta-feira, dia 7, ocorreram palestras sobre “Alimentos”, a temática do dia. Maluh Barciotte falou sobre desperdício e aproveitamento integral de alimentos e promoveu uma atividade de integração entre os participantes. Em seguida, representantes da Central de Abastecimento de Campinas (Ceasa) também apresentaram informações sobre desperdício de alimentos. Houve ainda uma sessão de degustação de um bolo de cascas de banana promovida pelo Sesi, que também apresentou o “Alimente-se Bem”, um programa educativo que incentiva a mudança de hábitos alimentares.

À tarde, aproximadamente 200 alunos visitaram a cozinha do bandejão da Unicamp e puderam ver a quantidade de comida que é desperdiçada diariamente. Segundo Andréia Matsui, são produzidos, diariamente na Unicamp, 5.260 quilos, mas o desperdício é de 350 quilos por dia. “Dá pra 500 pessoas fazerem uma refeição”, diz ela. Daí, seguiram para a rua, para sensibilizar a população do entorno sobre hábitos saudáveis de alimentação.

No último dia do trote, quinta-feira dia 8, Maluh Barciotte apresentou uma palestra sobre minimização de resíduos para um público de 200 pessoas. Conforme Adriana Quedas, os alunos dos Institutos de Artes e de Estudos da Linguagem, além dos alunos de Engenharia Mecânica participaram ativamente da palestra.

Nesse dia, foram distribuídas aproximadamente 10 mil canecas a alunos, professores e funcionários. A medida tem como objetivo incentivar a substituição de copos plásticos descartáveis pelas canecas, em linha com a proposta de gerar menos lixo nas dependências da Unicamp. Em seguida, os alunos voltaram a conscientizar as pessoas ligadas à universidade sobre os conceitos aprendidos.

À noite, a Comissão Organizadora do Trote realizou uma festa para comemorar o fim das atividades e a chegada dos novos alunos. Apesar da semana do Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente ter chegado ao fim, esta atividade foi um ciclo em que o conceito continuará sendo abordado durante o ano letivo, para que os alunos se mobilizem para o tema.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também